ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 11 de outubro de 2014

Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou obras nas ETAR de Esposende e de Marinhas


No sentido de se inteirar das relevantes intervenções que estão a ser efetuadas no concelho ao nível do Saneamento e Águas Residuais, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou as obras de remodelação e ampliação das ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Esposende e de Marinhas. Benjamim Pereira fez-se acompanhar pelo executivo municipal e pelas Administrações da empresa municipal Esposende Ambiente e da Águas do Noroeste, empresa responsável pela gestão do sistema “em alta”.

Estas intervenções, que estão a ser executadas no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste, traduzem-se na implementação de um sistema inovador e de tecnologia avançada, que permitirá dotar as ETAR de Esposende e de Marinhas das mais novas e eficientes tecnologias de tratamento de águas residuais, permitindo uma substancial modernização destas infraestruturas.

A este investimento de quase 24 milhões de euros, que inclui também a construção já em curso de intercetores, estações e condutas elevatórias, acrescem os elevados investimentos que o Município executou no âmbito do sistema gerido pela Esposende Ambiente, o denominado sistema “em baixa”, designadamente os cerca de 10 milhões de euros investidos desde 2007 e que abrangeram grande parte das freguesias do concelho, permitindo-as dotar de infraestruturas de saneamento básico. 

Estes investimentos permitiram atingir uma invejável taxa de cobertura de saneamento, que atualmente se situa na ordem dos 85%.

Este tem sido um aspeto de sucesso que permite não apenas o cumprimento das metas traçadas em sede de Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais (PEAASAR), mas a confirmação, mais uma vez, que a qualidade de vida das populações é uma das constantes preocupações nas definições estratégicas de gestão do Município e da Esposende Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário