ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Município de Esposende sensibiliza comunidade escolar para bons hábitos alimentares


Com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, o Município de Esposende está a desenvolver, ao longo deste mês, um conjunto de atividades direcionadas para a comunidade escolar do concelho, sensibilizando-os para bons hálitos alimentares.

Dirigida às crianças da Educação Pré-Escolar, a iniciativa “O Merendinhas vai à escola!”, que integra conteúdos do programa Nutri Ventures, a bem sucedida série televisiva portuguesa de desenhos animados associados à temática da alimentação, aborda de forma especial a importância do pequeno-almoço, essencial para um correto funcionamento do organismo, bem como para o rendimento escolar. 

“Heróis da Fruta: lanche escolar saudável”, dirigida aos alunos do 2.º ano de escolaridade, é uma atividade que se prolongará ao longo do ano letivo e que pretende sensibilizar para a importância de hábitos alimentares saudáveis na prevenção do excesso de peso e restantes doenças associadas. Esta é uma iniciativa de educação para a saúde, que inclui um programa motivacional de âmbito nacional promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, da qual o Município de Esposende é parceiro, e que visa motivar as crianças até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar.

Alertar para as consequências da ingestão em excesso de açúcar é o objetivo da atividade “O açúcar e as suas consequências”, destinada aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, bem como aos pais e Encarregados de Educação, e que é dinamizada por Goreti Lobarinhas, médica pediatra do Hospital Santa Maria Maior – Barcelos e Presidente da Associação de Diabéticos do Minho. No âmbito desta atividade, realizar-se-á uma sessão de sensibilização para Pais e Encarregados de Educação, no dia 24 de outubro, na Escola Básica do Facho, em Apúlia, pelas 21h00.

Para os alunos do 3.º Ciclo e Secundário está a ser dinamizada a atividade “Comportamentos Alimentares”, orientada por Sónia Gonçalves, Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Investigadora da Unidade de Psicoterapia e Psicopatologia do Centro de Investigação em Psicologia daquela Universidade. Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar os jovens para o conceito “Somos o que comemos”, na medida em que, a dieta alimentar adotada na juventude será percursora dos hábitos da vida adulta. 

A atividade “Segurança Alimentar para os mais novos” vai envolver os mais de 400 alunos do 6.º ano, sensibilizando-os para a importância da segurança alimentar. Além da abordagem deste conceito nas suas várias dimensões, desde a importância da microbiologia na área alimentar, da rotulagem ou dos cuidados a ter na hora de ir às compras, a iniciativa irá proporcionar a estes alunos uma visita ao Supermercado Continente de Esposende, no âmbito da parceria do Município com o Movimento HiperSaudável.

A somar a estas ações, irá decorrer, no dia 20 de outubro, pelas 18h00, uma sessão, intitulada “Somos o que comemos – escolha de alimentos saudáveis", dirigida aos Pais e Encarregados de Educação dos jovens da APPACDM de Esposende.