No encerramento da 15.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, a
Câmara Municipal de Esposende realizou, no dia 31 de março, no Fórum Municipal
Rodrigues Sampaio, a entrega de prémios, diplomas e lembranças aos
participantes.
O Restaurante "Varandas do Cávado" do Hotel Suave Mar, de Esposende, com a sugestão “Polvo na Caçarola”, venceu o Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, alcançando ainda a menção honrosa “Qualidade do serviço”.
O Restaurante "Varandas do Cávado" do Hotel Suave Mar, de Esposende, com a sugestão “Polvo na Caçarola”, venceu o Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, alcançando ainda a menção honrosa “Qualidade do serviço”.
O 2.º lugar é repartido pelo Restaurante "Água Pé”, de Esposende, que concorreu com “Polvo da pedra ao pão de milho”, arrecadando ainda as menções honrosas “Ambiente” e “Higiene”, e pelo Restaurante "Tio Pepe", de Fão, que apresentou “Arroz de corvina, recebendo também a menção honrosa “Acompanhamento Vinhos”.
O Restaurante "Casa Salé", de Esposende, alcançou o 3.º lugar com a sugestão “Crepe recheado com lombo de badejo, guarnecido com arroz de berbigão”.
A menção honrosa “Preço/Qualidade” foi entregue ao Restaurante "Rita Fangueira", pelo “Polvo em cama de migas à fangueira”, sendo que esta unidade de restauração de Fão foi também distinguida com o Diploma “Mérito e Qualidade”.
A menção honrosa referente à “Promoção” coube ao Restaurante e Pizzeria "Siamo In Due", de Esposende.
No concurso "Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar", promovido pela Escola Profissional de Esposende, sagrou-se vencedor André Costa, em 2.º lugar ficou Vânia Eusébio e o 3.º classificado foi Leandro Emanuel Macedo.
A Cantina do Centro Comunitário de Vila Chã venceu o Concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, com o prato “Filetes de pescada com arroz de ervilhas e salada de alface e cenoura”. Quanto a menções honrosas, a Cantina da Juventude Unida de Marinhas com uma “Pizza Peixe” e a Cantina da Associação Cultural Artística e Recreativa de Forjães com o prato “Chupa Chupas Saudáveis” receberam a da “Criatividade e Inovação”, a Cantina da Escola Básica do Facho, de Apúlia, que concorreu com “Massa de Salmão”, foi distinguida com a de “Empenho e Melhoria”, e a menção honrosa “Educação Alimentar” foi atribuída à Cantina do Centro Social da Paróquia de Curvos pelos “Lombinhos de salmão com camarão e iogurte”, e à Cantina do Centro Social de Mar pelo “Arroz de Bacalhau”.
Na sessão foram entregues lembranças e diplomas aos 26 restaurantes e às 7 pastelarias aderentes à edição de 2014, assim como às cinco quintas produtoras de vinhos, às lojas de comércio tradicional e restantes entidades que se associaram ao evento, nomeadamente Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Escola Profissional de Esposende, empresa municipal Esposende 2000, Associação Comercial e Industrial de Esposende, Cooperativa Agrícola de Esposende, Lacticínios das Marinhas e União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
Foram agraciados os membros do Júri do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar”, presidido por João Leite Gomes, da Confraria de Gastrónomos do Minho, e constituído ainda pelo Chefe Renato Cunha do restaurante “Ferrugem”, Mário Rodrigues vencedor da primeira edição do concurso televisivo Chef´s Academy, pelo Jornalista/Enófilo José Silva e Paulo Sá Machado, da Confraria da Broa de Avintes. Igual distinção coube aos elementos do Júri do Concurso Gastronómico “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, designadamente Paulo Amado, Francisco Gomes, Arnaldo Azevedo e António Vieira, bem como os membros do júri do concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, nomeadamente Liliana Carola, nutricionista do Movimento Hipersaudável do Continente, Chefe Ivo Loureiro do restaurante “Azeite & Alho” e Raquel Moreira, técnica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende agradeceu a todos a participação e a colaboração contribuindo para o sucesso desta 15.ª edição do “Março com Sabores do Mar”, cuja programação foi ainda mais vasta e diversificada, abrangendo vários públicos, com a particularidade de motivar o consumo de peixe junto dos mais novos.
Benjamim Pereira destacou a homenagem a Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, presente na sessão, como um dos pontos altos da iniciativa, lembrando que é intenção do Município propor a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, dando cumprimento a este ato “de inteira justiça”, no Dia da Cidade e do Município de Esposende, a 19 de agosto. O Autarca reiterou ainda a disponibilidade para, juntamente com os municípios de Viana do Castelo e de Caminha, apostar na concretização do projeto “Terras de Mar”, um programa de animação cultural, turística e comercial deste território costeiro, preconizado por Francisco Sampaio.
Esta 15.ª edição fica também marcada pela realização do Festival Gastronómico “Sabores do Mar”, que decorreu no fim de semana de 12 a 16 de março, no Largo do Mercado, em Esposende. Benjamim Pereira afirmou que a iniciativa foi uma aposta bem sucedida, na medida em que atraiu muitos visitantes à cidade e contribuiu para dar maior visibilidade ao evento, pelo que está assegurada a sua continuidade, introduzindo melhorias e dando dimensão à iniciativa.
Dirigindo-se aos alunos da Escola Profissional de Esposende, Benjamim Pereira incentivou-os a trabalhar com empenho e dedicação na área da gastronomia e do turismo, considerando que, atendendo à dificil conjuntura, é uma boa aposta em termos profissionais.
A terminar, deixou o apelo à participação no próximo evento gastronómico a organizar pelo Município, o “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro”, considerando que quanto maior for a envolvência mais eficaz será a promoção do concelho.
Louvando o esforço do Município de elevar a gastronomia local, o presidente do júri do Concurso Gastronómico, João Leite Gomes, felicitou a Autarquia pelo êxito de mais uma edição do “Março com Sabores do Mar”, formulando votos de que “o ponto alto da gastronomia de Esposende se possa estender durante o ano todo”.
João Leite Gomes saudou igualmente a iniciativa de homenagem a Francisco Sampaio, anunciando que este profundo conhecedor da gastronomia tradicional portuguesa ficará responsável pela fundamentação da escolha do prato típico de Esposende que, ao que tudo indica, será o polvo.
A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal fez-se representar pelo Vice- Presidente Jorge Magalhães, que destacou a importância do “Março com Sabores do Mar” enquanto cartaz turístico que contribui para afirmar o concelho de Esposende no panorama regional, mas também nacional. “Esposende não é só paisagem e praias”, vincou Jorge Magalhães, elogiando a aposta do Município e destacando a elevada qualidade dos produtos endógenos locais.
O responsável da Entidade Regional manifestou total disponibilidade deste organismo para dar continuidade à “parceria feliz, ganhadora e, sobretudo, afirmativa da região e do país” que as duas entidades têm vindo a manter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário