ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Município de Esposende homenageou atletas, técnicos, associações e uma escola

4.ª Gala de Mérito Desportivo


O desporto vai continuar a merecer uma forte aposta do Município de Esposende, garantiu o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na 4.ª Gala de Mérito Desportivo, que decorreu no passado dia 30 de novembro, no Auditório Municipal de Esposende.

O evento distinguiu 89 atletas, dois dos quais campeões do mundo, 12 técnicos, 10 associações desportivas e uma escola do concelho que, ao longo da época desportiva 2012/2013, mais se destacaram nas respetivas modalidades desportivas. O Auditório Municipal tornou-se pequeno para acolher todos quantos quiseram participar nesta festa do desporto, destinada a premiar e valorizar o mérito desportivo dos esposendenses.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou a sua satisfação por, atendendo à dimensão do concelho, Esposende possuir tão elevado número de atletas e coletividades a alcançar excelentes resultados. “É um orgulho enorme ser Presidente da Câmara de um Município com gente desta fibra e desta garra”, afirmou.

Benjamim Pereira lembrou que “tem havido por parte do Município uma aposta clara no desporto, que nem sempre é compreendida”, nomeadamente no que se refere à dotação orçamental do Município para o setor que, em 2014, rondará 1 milhão de euros. O Autarca realçou a importância do desporto, deixando claro que está igualmente garantido o investimento na área social e no desenvolvimento económico do concelho. Assegurou, por isso, que a aposta no desporto é para continuar e, se possível, reforçar, recebendo em resposta uma expressiva salva de palmas da vasta assistência. Uma longa e sentida salva de palmas também se fez ouvir quando o Presidente da Câmara Municipal evocou a memória do atleta Alexandre Marques, atleta da freguesia de Belinho, recentemente falecido.

Benjamim Pereira felicitou os atletas homenageados pelos títulos alcançados, saudou o seu esforço e dedicação e agradeceu por “levarem o nome de Esposende pelo mundo inteiro”. Apontou o seu exemplo para dizer que, com empenho, dedicação e esforço é possível ultrapassar as dificuldades, numa clara alusão à difícil situação que o país atravessa, transmitindo, deste modo, uma mensagem positiva.


O Presidente do Município dirigiu ainda uma “palavra de apreço” aos dirigentes das associações desportivas do concelho, pelo trabalho, gracioso e nem sempre reconhecido, que prestam, e deixou uma “palavra especial” ao Vereador do Desporto, Rui Pereira, pelo “excelente trabalho” que tem vindo a desempenhar. A terminar, manifestou o desejo de que 2014 seja um ano ainda melhor do que 2013 em termos desportivos para os atletas e coletividades do concelho.

A anteceder a sua intervenção, procedeu-se à assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo para a época 2013/2014 entre o Município de Esposende e a Federação Portuguesa de Canoagem, Associação de Patinagem do Minho, Associação de Andebol de Braga, Associação de Futebol de Braga e a Federação Nacional de Karaté de Portugal, ficando adiada a assinatura do contrato programa com a Federação Portuguesa de Taekwondo, dada a impossibilidade do Presidente deste organismo estar presente na Gala.

Através destes protocolos, a Autarquia pretende incentivar a prática desportiva, promovendo as referidas modalidades, sobretudo junto das camadas mais jovens, assegurando o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação nas associações ou federações destas modalidades, num investimento que ronda os 50 mil euros por época.

Em termos de coletividades, ao nível do andebol é abrangido o Centro Social da Juventude de Mar, em hóquei em patins e patinagem o Hóquei Clube de Fão, e na canoagem a Associação Rio Neiva, Clube Náutico de Fão e o Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo de Gemeses. No futebol, são abrangidos a Associação Desportiva de Esposende, o Centro Social Juventude de Belinho, o Clube de Futebol de Fão, o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, o Forjães Sport Clube, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube e a União Desportiva de Vila Chã. Estes protocolos incluem ainda o apoio à Associação de Karaté de Apúlia e ao Taekwondo Clube de Esposende.

O Presidente da Associação de Patinagem do Minho, Carlos Nuno Azevedo, aproveitou a oportunidade para felicitar a Câmara Municipal pela aposta na área desportiva e saudou a parceria com o Município, possibilitando que muitos atletas possam praticar hóquei em patins e patinagem. Na mesma linha, o Presidente da Associação de Andebol de Braga realçou a importância desta parceria para o incremento da modalidade no concelho e agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Esposende. Salientando que “Esposende tem acolhido a modalidade com muito fervor e carinho”, Manuel Avelino Moreira lembrou o grande impulsionador do andebol no concelho, o Prof. Manuel Ribeiro, homenageado pelo Município, a título póstumo, em fevereiro passado, e realçou também a prestação do Centro Social da Juventude de Mar o nível do andebol feminino.

Manuel Machado, Presidente da Associação de Futebol de Braga, agradeceu o apoio da Autarquia às associações desportivas concelhias possibilitando a prática desportiva, e destacou “a vertente social e humana muito forte” que lhe está associada.

Por seu lado, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem felicitou a Câmara Municipal pela realização da Gala de Mérito Desportivo e pelo reconhecimento que presta aos atletas e associações, saudando igualmente a assinatura dos contratos programa, apoio que considerou “um sinal claro de que o desporto tem que fazer parte da educação e da formação”. Mário Santos deixou ainda a garantia de que, no próximo ano, Esposende acolherá mais uma vez uma prova de âmbito internacional, concretamente o Europeu de Kayaks de Mar.

Por fim, o Presidente da Federação de Karaté de Portugal, Jorge Perestrelo, regozijou-se com o apoio da Câmara Municipal à modalidade no concelho, agradecendo o seu contributo para a promoção do desporto e para a formação dos jovens.

A 4.ª Gala de Mérito Desportivo do Município de Esposende foi, de resto, abrilhantada por alguns momentos lúdicos, protagonizados pela Banda de Música de Belinho, Academia de Bailado de Esposende e PraxiStudio – Hip Hop Studio e Escola de Dança e contou ainda com a colaboração da Escola Profissional de Esposende.
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME
E-mail: alda.viana@cm-esposende.pt
Telm 961331744 (Alda Viana)

Tel 253 960173 – Fax 253 960176

Nenhum comentário:

Postar um comentário