ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

João Cepa inaugurou Cantinho dos Pescadores



  
João Cepa inaugurou
Cantinho dos Pescadores

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou, no passado dia 2 de Outubro, o Cantinho dos Pescadores, um espaço de convívio, que fica localizado junto à Doca de Pesca de Esposende.

Naquela que foi uma das suas últimas intervenções públicas, João Cepa pediu desculpa “por, durante 15 anos, não ter sido capaz de resolver aquilo que são os verdadeiros problemas” da classe piscatória esposendense, nomeadamente o assoreamento da barra e da doca de pesca.

O Autarca recordou as inúmeras e sucessivas diligências que fez, ao longo dos seus mandatos, junto da Administração Central, para tentar resolver a situação, garantindo que “não foi por falta de vontade, de empenho e de interesse” que não foi bem sucedido. “Fiz tudo o que estava ao meu alcance para darmos o nosso contributo para que o problema da barra e da doca fossem rapidamente resolvidos”, afiançou. Contudo, as promessas do Governo nunca foram cumpridas, razão pela qual João Cepa não teve pejo em classificar de “incompetentes e mentirosos” os vários responsáveis governamentais que acompanharam o processo, e de apontar o dedo aos que têm feito aproveitamento político dos problemas dos pescadores de Esposende.


Convicto de que “ninguém pode dar garantias de que este problema será resolvido rapidamente”, João Cepa exortou os novos autarcas locais e os dirigentes da Associação de Pescadores a persistirem na procura de uma solução, mostrando-se disponível, enquanto “cidadão, esposendense de alma e coração”, para colaborar com vista a minimizar os problemas existentes.

Em jeito de despedida, agradeceu a compreensão dos homens do mar, afirmando que deixa o cargo de Presidente da Câmara Municipal com a consciência de ter feito tudo o que estava ao seu alcance para a melhoria das suas condições profissionais e desafiou-os a utilizar o Cantinho dos Pescadores, um equipamento construído pela Autarquia, que orçou em cerca de 50 mil euros, totalmente financiado por fundos comunitários.

O Presidente da Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende, Augusto Silva, usou da palavra para agradecer ao Presidente da Câmara Municipal todo o empenho para tentar resolver os problemas dos homens do mar, agradecendo, do mesmo modo, o interesse do Presidente da Junta de Freguesia de Esposende, Autarca que se regozijou com a criação de um espaço lúdico para os tempos livres dos pescadores, fazendo votos de que tenha o melhor aproveitamento.

José Felgueiras referiu que o Cantinho dos Pescadores “diz bem do interesse que a Câmara Municipal, principalmente o Senhor Presidente, tem posto no apoio aos pescadores” e deu testemunho do empenho de João Cepa para tentar dar solução aos problemas da barra e da doca de pesca, afirmando que “foi, sem qualquer dúvida, o maior Presidente amigo dos pescadores e o melhor Presidente da Câmara que por aqui passou”, aproveitando para agradecer pelo trabalho que desenvolveu em prol do desenvolvimento do concelho.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário