terça-feira, 10 de setembro de 2013

Município de Esposende inaugurou Centro de Informação Turística

Município de Esposende inaugurou
Centro de Informação Turística

Esposende conta, desde ontem, com um novo Posto de Turismo. O agora denominado Centro de Informação Turística (CIT) é uma Loja Interactiva de Turismo de última geração, um conceito em implementação pela Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), que aposta na promoção turística em rede à escala mundial. “Uma janela aberta para o mundo” afirmou o Presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de inauguração, que ocorreu após quatro meses de obras de requalificação do edifício que albergava o antigo Posto de Turismo, edifício localizado na Av. Marginal, numa zona estratégica da cidade. A obra representa um investimento de cerca de 390 mil euros, 85% dos quais foram financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional da Região Norte – ON.2.

Naquele que foi o último acto inaugural da sua presidência, João Cepa traçou um balanço positivo do trabalho realizado pelo Município e voltou a defender a necessidade de reforçar a aposta no Turismo, sector que aponta como estruturante para o desenvolvimento do país. O Autarca lamentou, de resto, a falta de atenção da Administração Central face ao que considerou ser “a nossa grande riqueza” e apelou para que o turismo “deixe de ser o parente pobre da economia nacional”.

Considerando que a cooperação entre os sectores público e privado é determinante para impulsionar o Turismo, João Cepa disse que os empresários devem dar o seu contributo, apostando na qualidade e inovação. “Esposende é um bom exemplo e espero que assim continue”, declarou.


O Presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito com o cada vez maior afluxo de visitantes e turistas a Esposende, considerando que é reflexo das intervenções efectuadas no domínio da valorização do território e da promoção de um conjunto de eventos, a que se junta uma das suas imagens de marca do concelho, a qualidade de vida. O Município deve, por isso, continuar a apostar no Turismo, defendeu João Cepa, a cerca de um mês de abandonar o cargo, anunciando que o seu futuro profissional passará pelo sector empresarial, concretamente na área do Turismo.

Deixou “um elogio sentido” ao Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, pelo seu trabalho e enalteceu a sua visão, capacidade de inovação e determinação. Entre os vários agradecimentos que expressou, João Cepa fez um agradecimento especial ao Vereador do Turismo, Rui Pereira, elogiando o seu empenho, determinação e sentido de responsabilidade.

Assinalando que “Esposende passa a estar ligado ao mundo”, o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal regozijou-se com a abertura do Centro de Informação Turística, que apontou como “um espaço virado para a economia local”, que se repercutirá em mais economia para o concelho. Melchior Moreira saudou a aposta do Município na construção deste novo equipamento, elogiando o trabalho desenvolvido por João Cepa, “um Presidente visionário”, que transformou Esposende num “concelho de sucesso”

O Presidente da ERTPNP aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura de uma nova Loja Interactiva de Turismo em Madrid, Espanha. Melchior Moreira expressou a sua satisfação por ver expandir a promoção turística num “mercado prioritário e anunciou a contratualização de mais 44 lojas. Assumindo ser uma “voz inconformada”, tal como o presidente do Município esposendense, Melchior Moreira reivindicou maior apoio da Administração Central para o Turismo do Norte, que, no último semestre, cresceu 5% acima da média nacional e conseguiu aumentar o tempo médio de estadia, realçou. Atendendo aos resultados positivos, o responsável da Entidade Regional não teve dúvidas em afirmar que “seremos uns dos principais destinos do pódio de Turismo”.

O Centro de Informação Turística de Esposende é composto por três áreas, nomeadamente zona de atendimento, auditório e espaço multiusos, integrando ainda áreas destinadas a serviços.

Na zona de atendimento está instalado o equipamento interactivo e todos os serviços destinados ao acompanhamento dos visitantes, e o auditório funcionará como sala de promoção e reunião, dispondo também de um espaço expositivo. O espaço multiusos funcionará com uma espécie de nicho das empresas de animação turística do concelho, que aí terão oportunidade de fazer a sua promoção e negócios. Além da particularidade de ter à venda produtos locais e artesanato do concelho, o Centro de Informação Turística permite o atendimento 24 horas por dia, já que há equipamento no exterior do edifício que permite simular os serviços da Loja de Turismo, mesmo quando esta se encontra fechada.

No Centro de Informação Turística o turista poderá ter acesso a todos os serviços necessários à sua viagem e estada na região, desde proceder à reserva de um quarto de hotel, efectuar a marcação de uma mesa num restaurante da região, comprar um bilhete para um espectáculo, alugar uma viatura ou consultar os horários de funcionamento dos diversos museus e monumentos, entre outras opções.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário