Centro de Informação Turística
Esposende conta, desde ontem, com um novo Posto de
Turismo. O agora denominado Centro de Informação Turística (CIT) é uma Loja
Interactiva de Turismo de última geração, um conceito em implementação pela
Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), que aposta na
promoção turística em rede à escala mundial. “Uma janela aberta para o mundo”
afirmou o Presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de inauguração, que
ocorreu após quatro meses de obras de requalificação do edifício que albergava
o antigo Posto de Turismo, edifício localizado na Av. Marginal, numa zona
estratégica da cidade. A obra representa um investimento de cerca de 390 mil
euros, 85% dos quais foram financiados por fundos comunitários, através do
Programa Operacional da Região Norte – ON.2.
Naquele que foi o último acto inaugural da sua
presidência, João Cepa traçou um balanço positivo do trabalho realizado pelo
Município e voltou a defender a necessidade de reforçar a aposta no Turismo,
sector que aponta como estruturante para o desenvolvimento do país. O Autarca
lamentou, de resto, a falta de atenção da Administração Central face ao que
considerou ser “a nossa grande riqueza” e apelou para que o turismo “deixe de
ser o parente pobre da economia nacional”.
Considerando que a cooperação entre os sectores público e
privado é determinante para impulsionar o Turismo, João Cepa disse que os
empresários devem dar o seu contributo, apostando na qualidade e inovação.
“Esposende é um bom exemplo e espero que assim continue”, declarou.
O Presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito
com o cada vez maior afluxo de visitantes e turistas a Esposende, considerando
que é reflexo das intervenções efectuadas no domínio da valorização do
território e da promoção de um conjunto de eventos, a que se junta uma das suas
imagens de marca do concelho, a qualidade de vida. O Município deve, por isso,
continuar a apostar no Turismo, defendeu João Cepa, a cerca de um mês de abandonar
o cargo, anunciando que o seu futuro profissional passará pelo sector empresarial,
concretamente na área do Turismo.
Deixou “um elogio sentido” ao Presidente da Entidade
Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, pelo seu trabalho
e enalteceu a sua visão, capacidade de inovação e determinação. Entre os vários
agradecimentos que expressou, João Cepa fez um agradecimento especial ao
Vereador do Turismo, Rui Pereira, elogiando o seu empenho, determinação e
sentido de responsabilidade.
Assinalando que “Esposende passa a estar ligado ao
mundo”, o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal
regozijou-se com a abertura do Centro de Informação Turística, que apontou como
“um espaço virado para a economia local”, que se repercutirá em mais economia
para o concelho. Melchior Moreira saudou a aposta do Município na construção
deste novo equipamento, elogiando o trabalho desenvolvido por João Cepa, “um
Presidente visionário”, que transformou Esposende num “concelho de sucesso”
O Presidente da ERTPNP aproveitou a oportunidade para anunciar
a abertura de uma nova Loja Interactiva de Turismo em Madrid, Espanha. Melchior
Moreira expressou a sua satisfação por ver expandir a promoção turística num
“mercado prioritário e anunciou a contratualização de mais 44 lojas. Assumindo
ser uma “voz inconformada”, tal como o presidente do Município esposendense,
Melchior Moreira reivindicou maior apoio da Administração Central para o Turismo
do Norte, que, no último semestre, cresceu 5% acima da média nacional e
conseguiu aumentar o tempo médio de estadia, realçou. Atendendo aos resultados
positivos, o responsável da Entidade Regional não teve dúvidas em afirmar que
“seremos uns dos principais destinos do pódio de Turismo”.
O Centro de Informação Turística de Esposende é composto
por três áreas, nomeadamente zona de atendimento, auditório e espaço multiusos,
integrando ainda áreas destinadas a serviços.
Na zona de atendimento está instalado o equipamento
interactivo e todos os serviços destinados ao acompanhamento dos visitantes, e
o auditório funcionará como sala de promoção e reunião, dispondo também de um
espaço expositivo. O espaço multiusos funcionará com uma espécie de nicho das
empresas de animação turística do concelho, que aí terão oportunidade de fazer
a sua promoção e negócios. Além da particularidade de ter à venda produtos
locais e artesanato do concelho, o Centro de Informação Turística permite o
atendimento 24 horas por dia, já que há equipamento no exterior do edifício que
permite simular os serviços da Loja de Turismo, mesmo quando esta se encontra
fechada.
No Centro de Informação Turística o turista poderá ter
acesso a todos os serviços necessários à sua viagem e estada na região, desde
proceder à reserva de um quarto de hotel, efectuar a marcação de uma mesa num
restaurante da região, comprar um bilhete para um espectáculo, alugar uma
viatura ou consultar os horários de funcionamento dos diversos museus e
monumentos, entre outras opções.
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME
Nenhum comentário:
Postar um comentário