ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câmara Municipal de Esposende instala Pólo de Leitura em Palmeira de Faro

  
Câmara Municipal de Esposende
 instala Pólo de Leitura em Palmeira de Faro

A Câmara Municipal de Esposende vai proceder à abertura de mais um Pólo de Leitura, no âmbito da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende.
 
Este Pólo de Leitura ficará instalado nas novas instalações do Centro de Intervenção Cultural e Social (CICS) de Palmeira de Faro – o Centro Social de Palmeira de Faro, cuja inauguração ocorrerá no próximo domingo, 14 de Julho, pelas 11h00, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa.
 
Trata-se do 4.º Pólo de Leitura do Município que, desde a inauguração, em 1992, da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, equipamento que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tem vindo a desenvolver a sua acção no sentido de possibilitar um igual acesso da comunidade à cultura, à informação e ao lazer.

Considerando a população elevada da freguesia de Palmeira de Faro e o considerável número de utentes do CICS – crianças e idosos, a Autarquia entendeu criar este Pólo de Leitura, suportando os custos inerentes à sua instalação, nomeadamente espólio bibliográfico, mobiliário e material informático, num investimento estimado aproximadamente em 15 000 euros.

Este Pólo de Leitura dispõe de valências para crianças e adultos, material impresso e audiovisual e estará aberto diariamente a toda a comunidade, não só de Palmeira de Faro, mas também de outras freguesias vizinhas.


De modo a assegurar o funcionamento do equipamento, a Câmara Municipal estabeleceu um contrato programa de desenvolvimento e cooperação cultural com a Junta de Freguesia de Palmeira de Faro e o Centro de Intervenção Cultural e Social. Assim, a Junta de Freguesia propõe-se a garantir o acesso àquele serviço e a apoiar a realização de acções organizadas pelo CICS e Biblioteca Municipal com vista à promoção de leitura naquele espaço. O Centro de Intervenção Cultural e Social fica responsável pela manutenção e funcionamento das instalações e pela promoção de acções de promoção de leitura e de dinamização do espaço, em articulação com a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Refira-se que a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende compreende, para além deste novo Pólo de Leitura, mais 3 Pólos de Leitura, a Biblioteca Municipal, 13 Bibliotecas Escolares e uma Biblioteca Itinerante.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME 

Nenhum comentário:

Postar um comentário