ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 4 de junho de 2013

Câmara Municipal de Esposende orienta cantinas escolares do concelho


Câmara Municipal de Esposende orienta cantinas escolares do concelho 


No âmbito do Programa de Acompanhamento às Cantinas Escolares, a Câmara Municipal de Esposende promoveu, ao longo deste ano lectivo, acções de formação destinadas aos manipuladores alimentares das cantinas escolares do concelho.

Este programa de formação é desenvolvido pela Autarquia, com o intuito de contribuir para o fornecimento de refeições seguras e de qualidade, e para a motivação, formação e educação dos colaboradores envolvidos na preparação e distribuição de alimentos.



Assim, as acções realizadas abordaram as questões da Higiene e Segurança Alimentar, bem como a área da educação alimentar e requisitos nutricionais. A importância da lavagem das mãos, do controlo de temperaturas ou as regras de higiene a ter durante a preparação e confecção dos alimentos foram algumas das temáticas abordadas. Ao nível da educação alimentar foi salientada a importância do cumprimento das regras definidas pelo Ministério da Educação para a elaboração das ementas, bem como a disposição dos alimentos no prato das crianças. Torna-se crucial que todos os responsáveis pelo acompanhamento das refeições sensibilizem as crianças para o consumo dos alimentos que, por vezes, estas “dispensam”, nomeadamente a sopa e os legumes.

Para além da abordagem dos conceitos, proporcionou-se também a partilha de experiências e práticas do dia-a-dia das cantinas escolares, com o objectivo de consolidar as boas práticas já existentes na preparação, confecção e distribuição de refeições escolares. 


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário