ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 1 de maio de 2013

11.º Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende repetiu sucesso de edições anteriores




Esposende acolheu, no último fim-de-semana, dias 27 e 28 de Abril, o 11.º Encontro Luso-galaico de BTT, que mobilizou cerca de 2400 participantes, nas várias provas, nomeadamente Maratona, Meia Maratona, Maratona Extreme e Passeio Júnior

Este evento desportivo, organizado pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000, em colaboração com diversas associações concelhias, há muito que se afirmou no cartaz das provas de BTT da região Norte, cativando também inúmeros adeptos da modalidade do outro lado da fronteira, concretamente da Galiza.

Além da componente desportiva, o Encontro Luso-galaico tem a particularidade de aglutinar actividades para públicos de todas as idades, o que contribui para uma grande mobilização, fazendo deste evento uma grande festa. Paralelamente às provas de BTT, ontem, dia 28, realizou-se a Caminhada "Movimento Solidário", comemorativa do 4.º aniversário do Banco Local de Voluntariado de Esposende, e a Feira de Artesanato de Esposende, que decorreu no Largo Rodrigues Sampaio.

Esta edição do Encontro Luso-galaico saldou-se em mais um êxito, com inúmeros concorrentes a tecerem elogios à organização com a promessa de, no próximo ano, voltarem a participar. Este evento é encarado pelo Município de Esposende como de extrema importância, na medida em que contribui para a promoção de Esposende e se reflecte positivamente ao nível da economia local. Com efeito, é reconhecido pelos empresários, nomeadamente dos sectores da restauração e da hotelaria, que o Encontro Luso-galaico concorre para estes ramos de negócio, com benefícios também para outros sectores. 

Ao nível competitivo, a Maratona Extreme foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, ao longo dos dois dias, entre Esposende-Arcos de Valdevez-Esposende, num percurso 190 quilómetros, tendo-se sagrado vencedora a equipa “Barcelos Portugal Team”, constituída por Nuno Campos e Francisco Rosa, que fizeram a prova em 11h00. Em 2.º lugar classificou-se a equipa “Pedal Bike”, de Paredes, tendo José Miguel Oliveira e Ricardo Manuel Oliveira efectuado o percurso em 11h02. João Silva, da Póvoa de Varzim e Hélder Santos, de Esposende, concorreram com a equipa “Team Body Energy”, tendo ficado no 3.º lugar, ao fazer a prova em 11h11. Em termos de equipa mista da Maratona Extreme, com o tempo de 14h53, o 1º classificado foi a equipa “Noddy Bike Team”, constituída por Pedro Miguel Carvalho, Maria de Fátima Melo e Jorge Manuel Gonçalves, de Barcelos.

A prova principal do Encontro Luso-galaico, a Maratona, numa extensão de 70 Km, realizou-se no domingo, dia 28, com partida e chegada a Esposende e a participação de mais de 1800 concorrentes. No escalão masculino, o 1.º prémio foi para Ruben Nunes, de Esposende, que fez a prova em 3h19, o 2.º lugar foi para Hélder André Braga, de Barcelos, com o tempo de 3h20, e em 3.º lugar classificou-se Diogo Figueiredo, de Esposende, com 3h21. No escalão feminino, Liliana Lopes, de Esposende, foi a grande vencedora da prova, com o tempo de 4h28, seguida de Patrícia Almeida, de Esposende, com o tempo de 4h38, e de Gabriela Rebelo, de Vila Nova de Famalicão, com 4h41.

No que se refere à Meia Maratona, Jacinto Fiúza, de Ponte de Lima, arrebatou o 1.º prémio ao fazer os 35 Km em 1h26m13s. Também de Ponte Lima, Filipe Machado, com o tempo de 1h26m17s, classificou-se em 2.º lugar, e Fábio Abreu, de Esposende, ficou em 3.º lugar, com o tempo de 1h27. No escalão feminino, o 1.º lugar foi alcançado por Susana Santos, de Vila do Conde, com 1h52, Sofia Figueiredo, de Vila Nova de Famalicão, com 2h11, ficou no 2.º posto e Joana Ferreira, de Barcelos, classificou-se em 3.º lugar, com o tempo de 2h12.

Como complemento à vertente desportiva, o Encontro Luso-galaico integrou, para além da Concentração de Bicicletas Clássicas, e o Concurso BIT (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), ao qual concorreram doze projectos, sendo que o vencedor foi o “BIT Bolinhas”, da Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende. 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário