ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O dia mais triste


O DIA MAIS TRISTE

Ao longo de 14 anos como Presidente da Câmara Municipal de Esposende aprendi a gostar e a respeitar de igual forma as 15 freguesias do concelho.

Orgulho-me muito de tudo aquilo que consegui concretizar em cada uma dessas 15 freguesias. Orgulho-me, por exemplo, da Casa da Música de Antas, da Frente Marítima de Apúlia, da Estrada da Senhora da Guia em Belinho, do Campo Polidesportivo de Curvos, da Zona Ribeirinha de Esposende, do Centro Escolar de Fão, do Centro Cultural de Fonte Boa, da Extensão de Saúde de Forjães, do Centro Social de Gandra, do Adro Paroquial de Gemeses, do Centro Cívico de Mar, do Estádio de Marinhas, do Centro Social de Palmeira de Faro, da Escola EB1/JI de Rio Tinto.

A verdade é que ao longo de séculos muitos outros homens e mulheres foram capazes de construir, com o seu trabalho e com a sua dedicação, um concelho que é um exemplo de desenvolvimento equilibrado, sem assimetrias e que preserva o que de mais rico cada uma das suas 15 freguesias tem para oferecer.

Ontem foi porventura o dia mais triste do meu trajecto autárquico. Tomei conhecimento de que meia-dúzia de tecnocratas, nomeados por governantes com tiques ditatoriais, aniquilaram 11 das 15 freguesias do concelho de Esposende.

Contra a vontade daqueles que cá nasceram, cresceram, viveram e vivem e que diariamente dão o seu contributo para a valorização de um concelho que protegem e respeitam, uns certos senhores que se julgam donos da verdade e do país, decidiram que neste Município passarão a existir as seguintes 9 freguesias; Antas; Gemeses; Forjães; Vila Chã; União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra; União de Freguesias de Apúlia e Fão; União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto; União de Freguesias de Belinho e Mar; União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos.

Para já só quero mesmo fazer uma coisa: pedir publicamente desculpa a todos aqueles que porventura possam ter sido influenciados por mim e que votaram no principal partido que suporta o actual Governo. Peço imensa desculpa!

Consola-me ter agora a certeza de que estava certo quando há dois anos decidi "rescindir" com um partido que já não é, nem de perto nem de longe, aquele no qual me filiei quando tinha 20 anos. Esse respeitava as pessoas e respeitava o Poder Local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário