ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Idosos do concelho comemoram Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações


Idosos do concelho comemoram Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

As comemorações do “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações” continuam a mobilizar a comunidade idosa do concelho de Esposende em torno de um conjunto variado de actividades.

No passado dia 16 de Maio, decorreram mais duas iniciativas, concretamente o Torneio de Sueca Interinstitucional e uma visita guiada ao Museu Municipal de Esposende e Caminho dos Mareantes.

A eliminatória do Torneio de Sueca decorreu na Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA) e envolveu a participação de 8 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), num total de 48 jogadores e 12 equipas. Este torneio visa estimular o convívio entre os utentes das diversas instituições participantes, proporcionando o relacionamento entre eles. Uma vez mais, assistiu-se à alegria contagiante dos participantes, tendo a Santa Casa da Misericórdia de Esposende vencido esta eliminatória, seguindo-se, em 2.º lugar, a Fundação Lar Santo António, de Forjães, e, em 3.º lugar,  o Centro Comunitário de Vila Chã.

O programa incluiu também uma visita guiada ao Museu Municipal e Caminho dos Mareantes, efectuada por outro grupo de idosos, numa viagem pela cultura local.

Já no próximo dia 22, nas instalações do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, decorrerá uma tarde de jogos tradicionais e, no dia seguinte, no âmbito do Programa “À descoberta do meu país”, um grupo e idosos irá participar numa visita a Vila Nova de Cerveira.

As comemorações do “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações” estão a ser desenvolvidas no âmbito da Rede Social, com o intuito de promover uma cultura de envelhecimento activo baseada numa sociedade para todas as idades. Neste sentido, a Câmara Municipal, em conjunto com diversas entidades concelhias, está a desenvolver iniciativas lúdicas, recreativas, desportivas, musicais, culturais, desportivas e outras, através de um programa que decorre ao longo de todo o ano de 2012.
Centro de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário