quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntariado assinalado em Esposende




Dia Internacional do Voluntariado assinalado em Esposende

O Dia Internacional do Voluntariado, que se comemorou ontem, 5 de Dezembro, foi assinalado pela Câmara Municipal de Esposende, através do Banco Local de Voluntariado, com a realização do workshop “Voluntariado e Cidadania”.

Esta acção decorreu na Casa da Juventude e pretendeu promover a reflexão sobre o voluntariado no contexto da sociedade actual e proporcionar aos participantes o conhecimento sobre os principais conceitos relacionados com o voluntariado, prática e modo de funcionamento.

Assim, foram apresentados alguns projectos em que a intervenção do voluntário em particular e do voluntariado em geral é essencial, nomeadamente a Liga dos Amigos do Hospital Valentim Ribeiro, a Associação Esposende Solidário e o Albergue de Peregrinos A Recoleta, de Tamel S. Pedro Fins – Barcelos.

Na primeira intervenção, sobre “Voluntariado na área da saúde”, Hermínia Bacelar, da Liga dos Amigos do Hospital de Esposende, apresentou o grupo de voluntários que coordena e explicou o trabalho que desenvolvem naquela unidade hospitalar, aos mais diversos níveis. Falou sobre os direitos e deveres do voluntário, assinalando a importância do compromisso, e deixou a garantia de que o voluntário acaba por receber sempre mais do que aquilo que dá.

Sobre o “Voluntariado na área social” falou, em representação da Associação Esposende Solidário, Teresa Vieira, que defendeu também que o trabalho voluntário deve ser regulado e planeado e assinalou que as associações do concelho ainda não estão a rentabilizar o voluntariado. Relativamente à Esposende Solidário, Teresa Vieira apresentou dois casos concretos, cujos voluntários estiverem presentes e falaram sobre as suas práticas, garantindo que é positiva a experiência.

Neste workshop, falou-se também sobre “Voluntariado na área da comunidade”, concretamente no Albergue de Peregrinos A Recoleta, de Tamel S. Pedro Fins, Barcelos, um equipamento que se encontra em funcionamento desde Abril do ano passado e que é um caso de sucesso ao nível do voluntariado. Cláudio Brochado deu a conhecer o projecto de voluntariado que está a ser desenvolvido, que integra a participação de 21 voluntários, dos 16 aos 65 anos, que colaboram nas mais diversas tarefas, desde o acolhimento dos peregrinos até à dinamização da horta biológica do Albergue.

Na abertura da sessão, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal referiu a importância do voluntariado e o papel que os voluntários representam na sociedade, que, atendendo à actual conjuntura, ganha ainda maior relevo. Raquel Vale aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração dos voluntários que participaram na campanha de solidariedade de recolha de bens alimentares para as famílias carenciadas do concelho, acção dinamizada pela Rede Social do concelho, que decorreu entre os dias 1 e 4 de Dezembro. A Vereadora referiu ainda que a Loja Social, que é inaugurada no próximo domingo, no Parque Empresarial de Esposende, vai contar com a colaboração dos voluntários para a sua operacionalização.

Refira-se que o Banco Local de Voluntariado de Esposende conta, actualmente, com 108 voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário