segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Autarquia aprovou instrumentos de gestão previsional da Esposende Ambiente para 2012




Autarquia aprovou instrumentos de gestão previsional da Esposende Ambiente para 2012

A Câmara Municipal de Esposende aprovou os instrumentos de gestão previsional da empresa municipal Esposende Ambiente para o ano 2012.

Esperando-se um volume de negócios na ordem dos 5,3 milhões de euros, o investimento previsto é da ordem dos 1,5 milhões de euros, distribuídos pelas várias áreas de intervenção da empresa - abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais, limpeza pública, gestão de espaços verdes e fiscalização e educação ambiental.

Um dos grandes desafios da Esposende Ambiente passa pela angariação de novos utilizadores finais. De facto, tendo taxas de disponibilidade de serviço invejáveis ao nível das infra-estruturas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais, resultado dos elevados investimentos feitos neste domínio ao longo dos últimos anos, verifica-se, porém, que a adesão a estes sistemas públicos continua manifestamente aquém das expectativas, situando-se em cerca de 60%.
Por questões de ordem ambiental e financeira, associada à efectiva rentabilização dos investimentos executados, o aumento do número de utilizadores dos sistemas constitui, pois, um dos grandes desafios da empresa para 2012.

Mantém-se o objectivo de promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços, quer ao nível das actividades internas, quer dos serviços prestados ao cliente, assim como o propósito de contribuir para a sustentabilidade do concelho, nomeadamente na gestão equilibrada de recursos naturais, com vista à melhoria da qualidade de vida da população.

A par da aposta na formação e valorização profissional dos colaboradores, outro dos objectivos traçados para 2012 passa por promover a melhoria do desempenho ambiental da empresa, de acordo com a Política da Sustentabilidade, mantendo a Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente e dando continuidade à implementação dos procedimentos para a certificação ao nível da Saúde e Segurança no Trabalho e da Responsabilidade Social.

Ao nível da Educação Ambiental, perspectiva-se mais um ano de intenso trabalho, não apenas dando continuidade aos Projectos de Educação para a Sustentabilidade já em curso, mas concretamente no âmbito do funcionamento do Centro de Educação Ambiental, inaugurado em Agosto passado.

Não obstante a actual conjuntura de extremas dificuldades e restrições, a palavra de ordem da Esposende Ambiente para este novo ano de trabalho que se aproxima é optimismo, pois só dessa forma será possível prosseguir o trabalho que conduziu a empresa a um estatuto de excelência no contexto das entidades gestoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário