Município de Esposende assinalou Dia Internacional contra a Violência contra a Mulher
O Dia Internacional contra a Violência contra a Mulher, que se assinala hoje, 25 de Novemb ro, foi assinalado pela Câmara Municipal de Esposende com a apresentação de uma peça de teatro para jovens estudantes do concelho.
Promovida no âmb ito do Espaço Bem me Querem, serviço de atendimento e acompanhamento a vítimas de Violência Doméstica da Autarquia, a sessão decorreu no Auditório da Bib lioteca Municipal, tendo sido apresentada a peça “Cartas de mim”, pelas utentes da Comunidade de Inserção Social de Esposende (CISE).
Pretendeu-se, com esta acção, mostrar aos jovens a gravidade da violência e educá-los acerca dos comportamentos não violentos na intimidade, procurando, assim, diminuir a prob ab ilidade de os participantes se tornarem, no futuro, potenciais ofensores ou vítimas.
Este projecto é o resultado de um longo trab alho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido entre a Associação Amigos do Fanguinhas e da Catraia, os Serviços Educativos do Museu d’Arte (agora Centro Cultural de Fão) e a Comunidade de Inserção Social de Esposende, que acolhe, em regime de internamento, mulheres com prob lemas de alcoolismo.
Este projecto implicou um trab alho continuado, ao longo de aproximadamente um ano, tendo sido desenvolvidas três oficinas, nomeadamente de escrita, teatro e ilustração. A oficina de teatro, que foi desenvolvida em consonância com a oficina de escrita, com o ob jectivo de poder promover no grupo um mais harmonioso desenvolvimento, assente nos valores do respeito pela diferença, da tolerância, da interajuda, da confiança e da auto-estima, contrib uiu decisivamente para o sucesso deste amb icioso projecto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário