segunda-feira, 4 de julho de 2011

Município de Esposende avalia implementação do Programa de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo

Balanço positivo é o que fazem os diversos agentes educativos sobre a implementação do Programa de Enriquecimento Curricular para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo 2010/2011, no Município de Esposende.
À semelhança dos anos anteriores e prosseguindo a estratégia da avaliação em prol de um planeamento integrado e participado das actividades de enriquecimento curricular (AEC), a Câmara Municipal efectuou um estudo de avaliação junto de todos os intervenientes neste processo, de modo a que, no futuro, se repense o modelo de funcionamento, para que o Programa cumpra os objectivos para os quais foi pensado e idealizado.
 
Assim, foram inquiridos cerca de 752 indivíduos, entre professores das AEC, Direcções dos Agrupamentos de Escolas e Escola de Música de Esposende, alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, pais/encarregados de educação, coordenadores dos estabelecimentos do 1.º Ciclo e assistentes operacionais.
Como conclusões principais resulta uma avaliação muito satisfatória de todos os intervenientes, sendo a apreciação global dos alunos sobre o Programa Excelente. A Actividade Física e Desportiva é a área preferida pelos alunos, seguida do Inglês, o Apoio ao Estudo e a Música. De um modo geral, os inquiridos consideram que o Programa tem influência positiva no rendimento das actividades curriculares e no desenvolvimento global das crianças. Os alunos demonstram motivação, empenho e interesse no desenvolvimento e participação nas actividades.
No que se refere ao processo de implementação do Programa por parte da Câmara Municipal, é consensual a satisfação com que o programa é implementado, as parcerias estabelecidas, denotando-se um bom ambiente de diálogo e de partilha entre a Autarquia e os diferentes agentes no processo. É considerada eficaz a capacidade da “bolsa” para colmatar as faltas dos professores e existe uma boa adequação dos horários das AEC às necessidades das famílias, aos objectivos e ao funcionamento global do Programa. Existe também uma boa cooperação dos professores das actividades de enriquecimento curricular ao nível da articulação vertical e no planeamento, desenvolvimento e avaliação das mesmas.
Refira-se que, durante o ano lectivo 2010/2011, foram implementadas acções de melhoria, de que resultou uma taxa de tempos lectivos sem professor inferior a 0,3%, tendo sido alcançada a taxa de 0,08% no final do 2.º período lectivo e proporcionado o acesso de todos os alunos às áreas de Inglês, Actividade Física e Desportiva e Música. Foi ainda introduzida a modalidade de iniciação à prática de Canoagem, com o principal objectivo de desenvolver o domínio global das capacidades motoras e alargar o campo de experiências dos alunos. O Programa de Enriquecimento Curricular abrangeu cerca de 1550 alunos do 1.º Ciclo.
Do estudo efectuado resultaram algumas propostas de acções de melhoria a implementar no próximo ano lectivo, que passam pela continuidade da actual taxa de tempos lectivos sem professor, pela afectação de recursos humanos de instituições concelhias e pela diversificação e alargamento da “bolsa” de professores.
O Município pretende ainda celebrar acordos de colaboração com associações desportivas com o objectivo de promover a iniciação à prática de algumas actividades desportivas como, por exemplo, Golfe, Ténis, Hóquei, Andebol, entre outras, proporcionando aos alunos a possibilidade de usufruírem de actividades de carácter lúdico e educativo, fora do contexto escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário