ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Município de Esposende debateu a Formação Desportiva dos Jovens


Reconhecendo a importância da formação desportiva dos jovens, e tendo por base o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo que tem vindo a implementar, o Município de Esposende realizou, nos passados dias 6 e 7 de Maio, um Seminário sobre a “Formação dos Jovens Desportistas”.
Temas como a “Detecção e Formação de Talentos”, “O Papel dos Treinadores, Pais e Professores no Desenvolvimentos dos Jovens Desportista”, “Que jogador para o futuro?" e “Perspectivas para o Processo de Treino” foram abordados e amplamente discutidos pelos cerca de meia centena de técnicos que participaram nesta acção.

Júlio Garganta e António Fonseca, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, salientaram a importância do envolvimento na formação de um talento em futebol, muitas vezes descurado em detrimento da valorização das capacidades inaptas. Este Seminário contou também com a presença de Manuel Sérgio, do Instituto Piaget de Almada, uma referência e um dos grandes teóricos do desporto nacional, que abordou o tema “Treino e Motricidade Humana”.

Esta acção integrou-se no Plano de Formação de Agentes Desportivos, que está a ser promovido pelo Município, tendo o Vereador do Desporto salientado, no encerramento da iniciativa, que era com orgulho que recebia em Esposende formadores que são referências em termos do conhecimento e da ciência aplicada ao desporto. Rui Pereira assegurou que este tipo de iniciativas é para continuar, assumindo o compromisso de, anualmente, se realizar em Esposende um seminário com esta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário