ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 10 de maio de 2011

Município de Esposende apresentou comunicação no IV Congresso Nacional das Cidades Educadoras


A empresa municipal Esposende Ambiente representou o Município de Esposende no IV Congresso Nacional das Cidades Educadoras, que decorreu de 5 a 7 de Maio, na Universidade Lusófona, com a apresentação da comunicação “Esposende diz SIM à biodiversidade”, que deu a conhecer as iniciativas desenvolvidas no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade.
As experiências apresentadas foram enquadradas em quatro áreas temáticas, nomeadamente Estratégia Energético Ambiental das Cidades, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Participação Cidadã na construção de Cidades Sustentáveis e Agir pela Biodiversidade.
Tendo por base a adesão do Município ao Ano Internacional da Biodiversidade, a comunicação apresentada pela Esposende Ambiente pretendeu elencar as razões que sustentam a aposta da Autarquia na preservação dos valores naturais do concelho, através da divulgação do potencial ambiental, económico e social da biodiversidade local, e da formação e informação dos munícipes e visitantes.
O tema do Congresso, “A Cidade Educadora e o Ambiente – Problemática Global, Respostas Locais”, permitiu a partilha de preocupações e soluções em diferentes temáticas da área ambiental, bem como a divulgação de boas práticas desenvolvidas nos municípios nacionais na área do ambiente. As propostas positivas que foram apresentadas pelos vários intervenientes têm como estratégia comum a consolidação de atitudes e de comportamentos individuais e colectivos emergidos de uma política de educação ambiental para a sustentabilidade, de forma a contribuírem efectivamente para a melhoria da sua acção local, que terá reflexos globais.
Recorde-se que o Município de Esposende aderiu à Rede Portuguesa das Cidades Educadoras em 2007 e, desde então, tem vindo a implementar o projecto “Esposende, Município Educador”, que assenta numa concepção de educação transformadora, com o objectivo de promover o desenvolvimento educativo, cultural e social do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário