ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Esposende dispõe de Grupo de Integração e Ajuda Mútua para Pessoas com Deficiência Visual


Ao abrigo da parceria estabelecida entre o Município de Esposende e a Delegação de Braga da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, foi constituído, no passado dia 4 de Abril, o Grupo de Integração e Ajuda Mútua para Pessoas com Deficiência Visual do Concelho de Esposende.
Trata-se de um grupo de pessoas com baixa visão ou cegueira, que irão reunir trimestralmente, para partilharem as vivências do quotidiano, procurarem soluções em conjunto para dificuldades comuns e para se apoiarem mutuamente.
Para a ACAPO, o objectivo principal é que as pessoas conheçam outras com o mesmo problema, porque o partilhar de vivências ajuda, na maioria dos casos, a compreender situações pessoais, muitas vezes comuns a todos, e que esta partilha só por si já traz benefícios, pois desta forma a pessoa não se sente só.

Por outro lado, a Autarquia defende que a constituição deste grupo procura proporcionar uma nova forma de apoio às pessoas com deficiência visual, suportada nas relações humanas estabelecidas entre cidadãos que enfrentam diariamente dificuldades e vivências similares, sendo que a partilha dessas experiências poderá traduzir-se em melhorias para o seu quotidiano.


O apoio na prestação de informação e aconselhamento sobre como lidar com a deficiência visual e sobre o acesso a serviços e actividades sociais, já vinha sendo disponibilizado pela Autarquia no âmbito da parceria estabelecida com a ACAPO, sendo que a constituição deste grupo vem complementar e fortalecer a intervenção junto desta franja da população concelhia.

Os interessados em participar neste Grupo deverão contactar o Serviço de Atendimento e Apoio Social para Pessoas com Deficiência Visual e seus familiares, nas instalações do Serviço de Acção Social do Município, sito na Rua dos Bombeiros, n.º 51, na cidade de Esposende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário