segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Município de Esposende estabelece protocolos de colaboração com instituições concelhias

Programa de Enriquecimento Curricular
No âmbito do Programa de Enriquecimento Curricular (PEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tal como já o havia feito com os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Câmara Municipal de Esposende celebrou protocolos de colaboração com diversas instituições concelhias.
Estas parcerias, estabelecidas com o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social da Juventude de Mar e Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, instituições que aderiram ao projecto, têm em vista a disponibilização de espaços físicos para a realização das actividades de enriquecimento curricular, no corrente ano lectivo, assim como de recursos humanos qualificados que possam integrar uma bolsa de professores de substituição.
No que respeita a este último aspecto, esta é uma medida que vem sendo seguida pelo Município de Esposende nos últimos anos e que tem permitido optimizar os recursos qualificados existentes nas instituições concelhias e contribuído fortemente para que não existam tempos lectivos sem professor. Refira-se que, no âmbito do PEC, no ano lectivo 2009/2010, a percentagem de tempos lectivos sem professor nas escolas do concelho de Esposende foi de apenas 0,29%, número para o qual muito contribui esta medida e forte colaboração das instituições. Este foi, aliás, um dos aspectos mais positivos referenciados pelos diversos agentes educativos, nomeadamente pais e professores, no estudo de avaliação realizado no ano lectivo transacto.
Através da celebração destes protocolos de colaboração, garantindo espaços e técnicos, em função da sua formação e das necessidades do Programa, a Autarquia está a contribuir para uma educação de qualidade para todos e a fomentar a igualdade de oportunidades.
Refira-se que o Programa de Enriquecimento Curricular surgiu da necessidade de adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias e garantir que esses tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas. O objectivo geral deste Programa passa por proporcionar a todos os alunos do 1.º Ciclo a oportunidade de usufruírem, gratuitamente, de uma série de actividades de enriquecimento curricular, no prolongamento do horário.

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