ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Município de Esposende vai assinalar Dia Europeu sem Carros



22 de Setembro
O Município de Esposende vai associar-se às comemorações do Dia Europeu sem Carros, que se assinala amanhã, dia 22 de Setembro, promovendo uma série de iniciativas dirigidas à comunidade educativa e à população em geral.
Assim, serão colocados outdoors temáticos em locais centrais, junto às principais rotundas na entrada da cidade de Esposende, contendo mensagens de sensibilização para a necessidade de optar por meios de locomoção mais ecológicos e ilustrações realizadas por diversos estabelecimentos de educação e ensino do 1º ciclo do concelho de Esposende. Participaram nesta iniciativa as escolas EB1 de Esposende, Barral e Eira d’Ana (Palmeira de Faro), Ramalhão e Pedreiras (Fão), Rio Tinto, Fonte Boa, Areia, Criaz e Facho (Apúlia). Pinhote, Rio de Moinhos, Cepães e Góios (Marinhas), Azevedo (Antas) e Forjães.
Este convite para a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente será também veiculado através de mensagem para os contactos electrónicos disponíveis.
Por outro lado, amanhã, pelas 10h00, junto à zona ribeirinha de Esposende, terão lugar duas Eco-Oficinas com os alunos do 4º ano da EB1 de Esposende, que consistirão na construção de carros movidos a energia solar, a partir de desperdícios e materiais passíveis de serem reciclados, incluindo também nesta comemoração a vertente associada à reutilização e reciclagem de resíduos.
Refira-se que o Dia Europeu Sem Carros foi lançado em 2000 pela Comissão Europeia na sequência de uma directiva relacionada com a qualidade do ar nas cidades e com a necessidade da população usar meios de locomoção mais ecológicos. O tema central escolhido para 2010 foi “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!”, sendo que o objectivo é alertar para os efeitos negativos que as actuais tendências do transporte urbano têm sobre a saúde pública e sobre os próprios espaços urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário