ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Câmara Municipal de Esposende levou 1700 idosos do concelho a Fátima


O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi, uma vez mais, o destino escolhido para a Festa do Idoso que a Câmara Municipal de Esposende realiza anualmente, convívio que, este ano, foi participado por cerca de 1700 idosos e repartido por dois dias, a fim de assegurar uma melhor logística e acompanhamento dos participantes.
Assim, no dia 15 de Setembro, participaram aproximadamente 900 idosos das freguesias de Antas, Belinho, Curvos, Forjães, Mar e Marinhas, enquanto que os das restantes freguesias – Palmeira de Faro, Apúlia, Fão, Fonte Boa, Gandra, Gemeses, Rio Tinto, Esposende e Vila Chã, cerca de 800, tiveram o seu passeio-convívio no dia 17 de Setembro.
O programa, idêntico para os dois grupos, incluiu a celebração da Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade – no dia 15 pelo Pároco de Marinhas, Padre Avelino Peres Filipe, e no dia 17 pelo Arcipreste de Esposende, Padre Armindo Patrão, seguida do habitual almoço-piquenique.
Como habitualmente, este momento é aproveitado pelos participantes para conviverem, sendo que a escolha do destino do passeio-convívio continua a ser do agrado dos mesmos, muitos dos quais agradeceram a João Cepa a oportunidade de poderem visitar Fátima todos os anos, felicitando a Autarquia pela iniciativa. O autarca reiterou que esta iniciativa é para manter, constituindo uma forma de homenagear os idosos, agradecendo o contributo que deram pelo desenvolvimento do concelho.
Refira-se que a Festa do Idoso se insere no âmbito das políticas sociais que o Município de Esposende desenvolve para a terceira idade, designadamente no Programa “Conviver para Viver”, com a finalidade de proporcionar um envelhecimento activo da comunidade idosa.
Como habitualmente, esta actividade contou com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Fão, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Cruz Vermelha de Marinhas, que asseguraram a assistência aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário