ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 1 de maio de 2010

PORTAGENS NAS SCUTS NÃO “É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA”.

O NORTE TEM QUE DIZER BASTA!

O Sr. Ministro das Obras Públicas, a propósito da introdução de portagens em três SCUT do Norte e Centro, afirmou que “é uma questão de justiça, equidade e solidariedade".
Justiça!? Falar de justiça ao Norte!
- Onde é que está a “justiça, equidade e solidariedade”, quando através dos seus impostos os habitantes desta região subsidiam Lisboa e Vale do Tejo (LVT), em milhares de milhões de €uros anuais, desbaratados em Infra-estruturas e Equipamentos, em Indemnizações Compensatórias e no acumular de Passivo das Empresas Públicas?
- Onde é que está a “justiça, equidade e solidariedade” quando o Estado Central se prepara para investir milhares de milhões de €uros de dinheiros públicos, de forma absolutamente concentrada, numa linha de TGV Lisboa–Madrid, num Novo Aeroporto de Lisboa e numa Nova Travessia do Tejo?

- Onde é que está a “justiça, equidade e solidariedade”, na escandalosa falta de equidade e solidariedade regional, quando se obriga as populações desta Região, com rendimento médio de 1/3 do da região de LVT, a pagar megalomanias centralistas?;

PORTUGAL é o 2º país OCDE mais centralizado, a seguir à França. Este Modelo, sistematicamente implementado de há 20 anos para cá, por sucessivos governos centralistas, faz do Portugal de hoje um país em crise estrutural e endémica. Foi este, e apenas este, o modelo que tornou a Região Norte, que há 20 anos possuía um sistema financeiro forte, as empresas mais exportadoras e as melhores universidades, na região mais pobre de Portugal, e numa das mais pobres da Europa. INADMISSÍVEL!
O Movimento Regionalista Norte Sim considera esta situação insustentável. A Região Norte vive uma situação desesperada porque a riqueza que sempre gerou, e gera, lhe foi e é retirada. A Região viu e vê a riqueza e os fundos a que tem direito serem investidos em projectos megalómanos, sempre na mesma região e sempre com o mesmo resultado, pobreza para o pais e ruína para o Norte.

O Movimento Norte Sim diz BASTA! Os nortenhos têm que dizer BASTA!

O Movimento Regionalista Norte Sim considera inaceitável, agora que a Região é a mais pobre, agora que as empresas fecham e as pessoas perdem o emprego, que se diga que é o Norte quem tem que pagar a crise provocada pelo centralismo.

Quando se afirma que pagar as portagens nas SCUTS é uma questão de justiça, não se está apenas a prejudicar uma região, já se está a gozar com todos aqueles que no Norte trabalham, pagam os seus impostos e continuamente se vêem mais pobres.

Justiça é o Norte afirmar, desde já e sempre, que BASTA! BASTA!! BASTA!!!

Região Norte para ser mais forte!
Mais informações sobre objectivos, ideias e acções do Movimento Norte Sim no blog http://nortesim.blogspot.com, por email: nortesim@gmail.com ou tel. 225 432 051.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário