ESPOSENDE E O SEU CONCELHO

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Actividade da Páscoa - Visita a Viseu

Os dias 7 e 8 de Abril foram sem dúvida dias memoráveis para a quase meia centena de atletas participantes na Visita a Viseu, cidade esta, muito bonita e com excelentes condições para a prática desportiva (Complexo Desportivo do Fontelo).

1º Dia - 7 de Abril - 4ª feira
Pelas 8.30h partimos à aventura e por volta das 12h, já em Viseu, realizamos o almoço partilhado na zona verde do Parque Desportivo do Fontelo. No final do almoço houve tempo para algumas brincadeiras e para um passeio pelo Parque da Cidade. Pouco depois, foi tempo de conhecer o local onde íamos pernoitar – Pousada da Juventude de Viseu – e prepararmo-nos para o torneio que tínhamos agendado.
Às 14:30h já estávamos nos vários campos do Complexo Desportivo do Fontelo para realizar os jogos com o Académico de Viseu e o Dínamo – dois clubes da cidade. Os nossos atletas tiveram uma tarde de futebol em cheio pois realizaram vários jogos e puderam conviver entre eles e com os nossos amigos de Viseu. Os jogos realizaram-se em vários campos diferentes, o que permitiu que aos poucos fossemos conhecendo e usufruindo das excelentes condições deste Complexo Desportivo. No final do torneio, por volta das 19:30h, fomos presenteados com um magnífico troféu pelos responsáveis do Académico de Viseu.

À noite, depois do jantar, dirigimo-nos então para o Palácio do Gelo para conhecer as instalações e andar na tão esperada Pista de Gelo que nos proporcionou uma hora de grande divertimento e alegria com alguns, ou melhor, muitos, tombos à mistura.
Já na Pousada da Juventude, e exaustos houve apenas tempo para as acções de higiene pessoal e preparar para dormir. Aos poucos as luzes foram-se apagando e os olhos começaram a fechar. O dia tinha sido intenso e o sono foi mais forte do que a ideia de ficar acordado até tarde. Mesmo assim houve alguns resistentes...
2º Dia - 8 de Abril - 5ª feira
O dia começou cedo e depois de algumas brincadeiras e do pequeno-almoço começamos a arrumar o nosso material para deixarmos a Pousada e não perdermos tempo pois ainda nos esperava um dia cheio de surpresas. Por volta das 10:30h realizamos uma Visita ao Estádio Municipal de Viseu, onde pudemos conhecer as instalações e brincar na sua pista de atletismo, fazer salto em comprimento, etc.
Depois do almoço, partimos à mais esperada aventura - visita à Serra da Estrela - onde todos esperavam poder brincar na neve. Estava um dia de calor, mas já de manhã tínhamos recebido a boa notícia de que a Serra estava pintada de branco. Antes das 15h já estávamos na Serra da Estrela e não há palavras para descrever a alegria e entusiasmo das nossas crianças a brincarem na neve.
Por volta das 16:30h era tempo de regressar a Esposende. A viagem foi feita em grande animação e com muitas histórias para contar...
Foram dois dias extraordinários, em que privilegiamos o relacionamento entre os Atletas, a capacidade de organização, a autonomia, a partilha e colaboração e ainda a auto-estima e responsabilidade. Todos estes objectivos foram cumpridos na perfeição.