DE: Carlos Barros: Bom dia esposendenses e ex-atletas do ESC:
Do ESC- Esposende Sport Clube- nasceu a história desportiva do Esposende- ainda por fazer - como Agremiação Desportiva mais importante do nosso Concelho. Pelo ESC passaram inúmeros jogadores, verdadeiros atletas que não comiam a relva, porque não a havia, mas ingeriam o saibro do pelado, ganhavam "medalhas " nas suas canelas e joelhos, marcados pelas "travessas " dos adversários. Os/as "pitons" enfim, só os/as havia na África "Pitons-cobras gigantescas"... Falar dos verdadeiros e corajosos atletas do ESC, quase todos naturais do Concelho, não é fácil porque a lista é imensa e posso esquecer-me de alguns, contudo tenho vivências "in loco" de atletas que me marcaram pela dedicação e amôr à camisola.Era ainda criança quando testemunhei alguns jogos do ESC, olhando para o sr Porfírio para me deixar entrar no campo, o que realmente acontecia. Na imagem, o Tião Saganito, autêntico "Leão" a jogar e a não "deixar jogar" os craques adversários. Os grandes jogadores da altura Djunga (Fafe), Cané (Vianense), Pacheco (Leões de Braga), Tatá (Monção)Remígio (ex-Braga), o grande Jabaru e muitos outros adversários do Tião e companheiros eram "literalmente secados" pelo Tião, em antecipação, nas alturas - e que tão bem saltava o Tião...- era um jogador tempestuoso na antecipação mas bastante correcto. No terreno molhado o Tião era um "peixe" que nadava nas suas "sete quintas aquáticas- e foi com os Tiões, Pintos, Vilarinhos,Soteros, Cruzes,Adelinos,Lagunas, Losas, Pilares,Chinos, e muitos muitos outros jogadores que ESC se ombreava , de igual para igual, com o Gil Vicente, Riopele, Famalicão, Fafe, Monção, Vianense entre outros clubes da A.F.Braga, mais bem apetrechados economicamente. O Tião, uma glória do ESC, na imagem a apanhar isca, ganhando honestamente a vida, vendendo a isca aos pescadores desportivos, como eu, uma "velha glória" da pesca à boinha de erigos/mujos, -desculpem-me a singela vaidade- e era cliente do Tião. Bom homem, trabalhador, amigo do rio e do mar e procurar o Tião é ir, numa manhã ou tarde amena e soalheira, ao bairro dos pescadores e, junto ao rio, sentadinho no paredão lá está o nosso Tião do ESC, pensando na vida e perscrutando a solidão que não tem e a não deseja, mas essa solidão persegue-nos, com o decorrer da idade. O Anselmo, também jogou no ESC/ADE agora o "sai sai" está numa outra onda, rapaz sossegado tendo como mau companheiro o "terrível cigarro"... Como sou um inveterado não fumador-nunca fumei na vida- esta crítica é para ajudar o meu amiguimho Anselmo que quero vê-lo durante muitos anos, sem mácula do tabagismo nos oulmões... Uma viagem ao ESC... Carlos Barros
Hoje, terça-feira, vai-se celebrar a missa do mês pelo falecimento dos Bombeiros de Esposende , falecidos no trágico acidente de viação, no mês de Setembro passado. Os Pedros e o Paulo Lachado serão guardados a "sete chaves" nos nossos corações sofridos"! A Direcção dos Bombeiros V. Esposende , o seu Corpo Activo , familiares e muitos amigos estarão na Missa de Alma e Coração recordando estes grandes heróis que jamais serão esquecidos por nós, Esposendenses.
Fernando não estás presente nesta Missa , mas estás, desculpa-me o paradoxo, porque também tu, sentiste a morte destes inditosos esposendenses. Um abraço de sofrimento
DE: Carlos Barros:
ResponderExcluirBom dia esposendenses e ex-atletas do ESC:
Do ESC- Esposende Sport Clube- nasceu a história desportiva do Esposende- ainda por fazer - como Agremiação Desportiva mais importante do nosso Concelho.
Pelo ESC passaram inúmeros jogadores, verdadeiros atletas que não comiam a relva, porque não a havia, mas ingeriam o saibro do pelado, ganhavam "medalhas " nas suas canelas e joelhos, marcados pelas "travessas " dos adversários. Os/as "pitons" enfim, só os/as havia na África "Pitons-cobras gigantescas"...
Falar dos verdadeiros e corajosos atletas do ESC, quase todos naturais do Concelho, não é fácil porque a lista é imensa e posso esquecer-me de alguns, contudo tenho vivências "in loco" de atletas que me marcaram pela dedicação e amôr à camisola.Era ainda criança quando testemunhei alguns jogos do ESC, olhando para o sr Porfírio para me deixar entrar no campo, o que realmente acontecia.
Na imagem, o Tião Saganito, autêntico "Leão" a jogar e a não "deixar jogar" os craques adversários.
Os grandes jogadores da altura Djunga (Fafe), Cané (Vianense), Pacheco (Leões de Braga), Tatá (Monção)Remígio (ex-Braga), o grande Jabaru e muitos outros adversários do Tião e companheiros eram "literalmente secados" pelo Tião, em antecipação, nas alturas - e que tão bem saltava o Tião...- era um jogador tempestuoso na antecipação mas bastante correcto.
No terreno molhado o Tião era um "peixe" que nadava nas suas "sete quintas aquáticas- e foi com os Tiões, Pintos, Vilarinhos,Soteros, Cruzes,Adelinos,Lagunas, Losas, Pilares,Chinos, e muitos muitos outros jogadores que ESC se ombreava , de igual para igual, com o Gil Vicente, Riopele, Famalicão, Fafe, Monção, Vianense entre outros clubes da A.F.Braga, mais bem apetrechados economicamente.
O Tião, uma glória do ESC, na imagem a apanhar isca, ganhando honestamente a vida, vendendo a isca aos pescadores desportivos, como eu, uma "velha glória" da pesca à boinha de erigos/mujos, -desculpem-me a singela vaidade- e era cliente do Tião.
Bom homem, trabalhador, amigo do rio e do mar e procurar o Tião é ir, numa manhã ou tarde amena e soalheira, ao bairro dos pescadores e, junto ao rio, sentadinho no paredão lá está o nosso Tião do ESC, pensando na vida e perscrutando a solidão que não tem e a não deseja, mas essa solidão persegue-nos, com o decorrer da idade.
O Anselmo, também jogou no ESC/ADE agora o "sai sai" está numa outra onda, rapaz sossegado tendo como mau companheiro o "terrível cigarro"...
Como sou um inveterado não fumador-nunca fumei na vida- esta crítica é para ajudar o meu amiguimho Anselmo que quero vê-lo durante muitos anos, sem mácula do tabagismo nos oulmões...
Uma viagem ao ESC...
Carlos Barros
Informação:
ResponderExcluirHoje, terça-feira, vai-se celebrar a missa do mês pelo falecimento dos Bombeiros de Esposende , falecidos no trágico acidente de viação, no mês de Setembro passado.
Os Pedros e o Paulo Lachado serão guardados a "sete chaves" nos nossos corações sofridos"!
A Direcção dos Bombeiros V. Esposende , o seu Corpo Activo , familiares e muitos amigos estarão na Missa de Alma e Coração recordando estes grandes heróis que jamais serão esquecidos por nós, Esposendenses.
Fernando não estás presente nesta Missa , mas estás, desculpa-me o paradoxo, porque também tu, sentiste a morte destes inditosos esposendenses.
Um abraço de sofrimento
Carlos barros