
Outras Páginas
- PÁGINA INICIAL
- BLOGUE - CONTACTOS
- INFORMAÇÕES ÚTEIS
- MEMORIAMEDIA
- OBITUÁRIO
- GENTE DA TERRA
- ESPOSENDE-ENSAIO URBANO
- C. INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO
- CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
- POSTAIS DE...
- EVENTOS / FESTAS
- ANTÓNIO PINTO
- PROF. CARLOS BARROS
- CANTINHO DOS LOBOS DO MAR
- VOZ DESPORTIVA DO JANDIRINHA
- FORUM ESPOSENDENSE
- MUSEU MARÍTIMO
- COLABORADORES
- MARCADORES
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Missa de trigésimo dia

Heróis de Esposende - Não serão esquecidos

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Uma reflexão para a história da ADE. - ... o papel desempenhado, com grande coragem e honestidade, do meu amigo A. Pereira, o tesoureiro da ADE.


Foi um dos meus braços direitos, esteve nos bons e maus momentos que passamos, procurando soluções financeiras para o Clube, quase moribundo. Esteve sempre ao meu lado. Conversando, "berrando", gesticulando, saltando, o Pereira não caiu e ajudou a ADE a "sorrir"...
Com poucos dias da "certidão de óbito da ADE", eu e o Pereira percorremos o Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Barcelos, em "tempo record", contactando advogados, dirigentes, ex-atletas, em suma, uma maratona olímpica para saldar as dívidas e levantar os 3 impedimentos (na Federação P. Futebol) que tinhamos na mão para resolver.
Conseguimos alcançar os objectivos, com inúmeras peripécias, mas, a ADE salvou-se da extinção.
O nosso bem-haja ao Presidente actual do Varzim sr. Lopes que foi um grande amigo de Esposende-ADE-. Ajudou-nos a "desfazer nós" muito apertados e difíceis.
O Pereira aguentou o barco, com soluços e ameaças de saída, agarrou-se à "bóia da nossa coragem", mas ergueu-se abraçando o "espírito desportivo esposendense”.
Pessoalmente jamais abandonaria a ADE no precipício em que ia mergulhar.
O Sr. Silveira remou connosco e a "catraia Desportiva" não naufragou. Hoje, navega com outros excelentes "timoneiros" e um novo Capitão Magalhães, não é Fernando, mas é um bom navegador, acolitado pelos restantes tripulantes da "catraia".
Isto, irá contribuir, como testemunho escrito, para a posterioridade para que, um dia, se faça a "estória" e " HISTÓRIA" do ESC e da ADE.
Carlos Barros
Jornal de Esposende: Nº 622 - 23/10/2009

Jornal de Esposende: Nº 622 - 23/10/2009

Jornal de Esposende: Nº 622 - 23/10/2009

domingo, 25 de outubro de 2009
Uma reflexão para a história da ADE. - ... um homem que faz de tudo no seio da nossa agremiação desportiva: é o sr. Silveira.


Uma reflexão para a história da ADE.


A ADE teve um longo e rico percurso deportivo, na sua longevidade desportiva: andamos nos regionais (/III/II/I Divisões regionais), III Divisão Nacional (Vários anos), ex- II Divisão B, II Divisão de Honra, a "um passo" da I Divisão Nacional, estivemos nas Meias Finais da Taça de ao "Inferno Desportivo "para a realidade actual, onde a ADE se encontra, na Divisão de Honra da A.F.Braga.
A Comissão Desportiva da altura teve um trabalho árduo e, na prática, e é esta a grande verdade, eram praticamente 3 pessoas a gerir o Clube, que teve a preciosa colaboração de 4 grandes esposendenses que nos ajudaram a angariar fundos financeiros para que a "catraia" não se afundasse. Nas reuniões semanais da ADE eram os "Três gatos pingados" que apareciam, olhando para as paredes, sonhando com soluções para os nossos problemas. Relembrar, nestes tempos difíceis, homens como o sr. Braga, Padre Delfim, Dr. Nogueira, Eng. Victor, o amigo sempre presente,João Barreira entre outros, nunca é demais salientar estes esposendenses ( O Joãozinho da Paz, roupeiro não foi esquecido).
No "Campo" não esquecerei o sempre abnegado Ricardo, o João Pinheiro, o Paulo Pereira e outros dirigentes e treinadores dos seniores (Ruben Cunha...) e das camadas jovens.
Sr. Presidente João Cepa, não esquecemos isto, apesar das "dissidências desportivas" que mantive, em defesa da ADE, que tive com V. Exª...
A Junta de Freguesia deu o apoio possível e esteve sempre ao nosso lado e nas Assembleias Gerais o meu amigo José Feliz não nos abandonou.
Como anotação histórica, ano de 2004, a ADE foi impedida de registar novos contratos ou compromissos desportivos, ou ainda renovar os existentes, com jogadores por incumprimento da sentença em que foi condenado.
Foi nessas condições e noutros condicionalismos de vária ordem, que a ADE teve de reconstruir um Projecto mais realista e, apesar disso, a ADE alcançou um brilhante 4º lugar, muito perto dos lugares cimeiros. Os iniciados subiram aos Campeonatos Nacionais e os Juniores mantiveram-se também nos Nacionais.
Actualmente a ADE está viva com uma Direcção excelente, muito trabalhadora e responsável e os esposendenses deverão estar orgulhosos pelos "timoneiros " que orientam a "catraia" desportiva esposendense.
Neste espaço penso que é importante realçar este trabalho destes dirigentes, relevando do maravilhoso trabalho que a ADE está a fazer nas camadas jovens -escolinhas-.
Hoje a ADE foi arrancar um brilhante empate no terreno do S. Eulália - 1-1-.
Viva a ADE e , claro, o ESC, que ainda vive nos nossos corações.
CMLB
Carta de Esposende - Prof. Carlinhos: Curiosidades

Fernando Rites e esposendenses:
Como te prometi, envio-te o emblema do Núcleo Desp.Cult."Os Pioneiros" para matar saudades de uma experiência inolvidável, a nível da prática desportiva.
Curiosidades:
Sabes quem organizou a primeira corrida de S. Silvestre em Esposende?
Sabes quem foram os seus organizadores?
Quantos atletas participaram nessa iniciativa desportiva?
Estas questões terão as respectivas respostas, muito brevemente....
Desejo-te um bom domingo e saudades dos teus esposendenses amigos.
Carlos Barros
"Voz Desportiva Jandirinha"
Testemunho de um amigo

"Olá Fernando:
Como simples "Olheiro", dos Blogs, verifiquei hoje no "Esposendenses na Ribeira" (por sinal está muito bom), uma troca de mensagens entre ti o Prof. Carlos Barros, (Grande Bairrista), a propósito do José de Passos Pereira.
Não tenho por hábito meter-me nestas coisas, mas sinceramente não resisti e simultaneamente, tratando-se do Zé.
Quero deixar aqui o meu testemunho e expressar a minha simples e singela Homenagem, a uma figura, que nem sempre foi bem compreendida.
Convivi com ele dezenas de anos, muitos dos quais como vizinhos, e sempre houve entre nós um respeito mútuo.
O Zé tinha os seus problemas, mas uma coisa era certa, sabia muito bem o que queria e para onde ia.
Muitas "Estórias" teria eu para contar vividas com ele, desde um célebre jogo na Póvoa do Varzim, entre o Varzim e o nosso querido Sporting, "Club do seu coração", as viagens a Fátima nas camionetas do Linhares (dois dias), com dormida na Nazaré, e como ele vivia intensamente as cerimónias da Semana Santa, etc, etc, ...
Mas a finalidade de hoje, e só porque se falou nele, é expressar a minha gratidão, respeito e amizade.
Faleceu como sempre viveu, dentro da sua própria simplicidade. Na rua 5 de Outubro, nos princípios de Dezembro de 2001, com 69 anos de idade.
Onde quer que estejas Zé, não estás esquecido, até sempre."
A. Pinto
José dos Passos: um esposendense de gema
José dos Passos, o nosso Zé
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Capa do Jornal de Esposende: Nº 622 - 23/10/2009
Director: Paulo Gonçalves
Sai às sextas-feiras /Gratuito / 23 outubro 2009 / N.º 622
LOCAIS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Clique aqui
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
"Sempre perto de sí"; "O mundo num abraço"

"noventa e três ponto dois"
Esposende Rádio é mais cultura, informação,
entretenimento e muita música .
"Tromba de água assolou Apúlia"
Crônicas espetaculares - Tesouradas: O Sr. Abade, dá-me um abadinho?
Lançamento do livro "Confraria de Mareantes"; Desporto no concelho; A tragédia e a despedida...
Director: Nogueira Afonso
Director-Adjunto: Rua Reis
Destaques da última edição:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009
“Abrir link na nova guia”

-navegador: Internet Explorer
1ºAponte(coloque) o ponteiro sobre a imagem;
2ºPressione o lado direito do mouse(rato);
3ºApareceu a caixa de diálogo/lista(certo?);
4ºClique, agora, em “Abrir link na nova guia”;
5ºAbrirá um nova guia(aba) do navegador, permanecendo a guia actual “intacta”;
6ºEm poucos segundos poderá visualizar a imagem sem sair do blog.
(comunique algum erro, certo?)
Presidentes de Junta eleitos, Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Chã e o Encerramento das comemorações...
Director: Nogueira Afonso
Director-Adjunto: Rua Reis

terça-feira, 20 de outubro de 2009
Carta de Esposende - Prof. Carlinhos: ADE 3 - Ronfe 0

Uma notícia desportiva sobre o Campeonato da A.F.Braga, divisão de Honra, onde está a participar a ADE.
No passado Domingo, dia 18 de Outubro, realizou-me mais um jogo de futebol, realizado no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende entre ADE e o Ronfe. A nossa ADE, apoiada por uma entusiasta claque de jovens esposendenses, muito dinâmica e ruidosa, ganhou por 3-0, uma vitória justa e sem margens para dúvidas.
Anteriormente, para a taça AF de Braga ADE 5 Marca (Vila Cova) 1. Por sinal, sou sócio do Marca (terra da minha esposa) e da ADE, onde sou associado há muitos e muitos anos....
Assisti ao jogo, como sempre, tendo como companheiro e amigo de Camarote o Sr. Braga, um grande colaborador do Esposende -ADE.
A ADE tem no seu plantel actual alguns jogadores formados nas camadas (Hugo Oliveira, José Miquelino, Né, Renato entre outros) o que é de louvar e revela o excelente trabalho que se tem feito e se está a fazer nas Escolinhas. O nosso amigo Zé Rego é um dos grandes dedicados a esta causa do desporto jovem, para além de outros esposendenses.
Já agora, indico outros resultados das nossas equipas jovens:
GD Prado 3 ADE 3 - Juniores
ADE 3 Sanra Maria 0 - Juvenis.
ADE 4 GD Prado 0 - Juvenis.
Penso ser importante actualizar estas notícias desportivas porque este BLOG é lido por muitos Esposendenses no Mundo que gostam de Desporto.
Um abraço desportivo do Carlos Barros
Morreu o Tóne Passarinho!
por José Felgueiras.
Farol de Esposende: Nº 413 - 16/10/2009
Director-Adjunto: Rua Reis
Sede e Redacção:
4740-204 Esposende; Telefone/Fax 253 964 836
email:
Esposende Ambiente entre as entidades gestoras que distribui água de melhor qualidade
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende submetida em terça–feira, 20 de outubro de 2009
Autarquia de Esposende faz balanço positivo da Campanha Bandeira Azul 2009
Com esta campanha procurou reforçar–se as medidas de prevenção e de sensibilização junto dos banhistas e da população em geral, numa tentativa de os alertar para as consequências de alguns dos seus comportamentos que acarretam consequências graves para o meio ambiente. Assim, foram desenvolvidas diversas actividades de educação ambiental, que decorreram essencialmente nas praias com Bandeira Azul (Cepães e Apúlia), sendo que as acções foram direccionadas para públicos–alvo distintos e, pelo tanto, realizaram–se maioritariamente nos meses de Julho e Agosto, o que se justifica pelo facto de haver uma maior afluência de crianças que se encontram a frequentar os ATL’s e de visitantes, respectivamente.
De realçar que, no âmbito da avaliação da satisfação dos participantes nas iniciativas promovidas pela Autarquia, os resultados foram excelentes, traduzindo–se tal num claro incentivo em dar continuidade aos projectos que neste domínio têm sido implementados. Mais uma vez, a Autarquia contou com a colaboração dos jovens inscritos no Programa de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude, através dos projectos Verão Solar e Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul, bem como de jovens inscritos no recentemente criado Banco de Voluntariado Local de Esposende.
Considerando que o concelho de Esposende é um dos destinos de férias com maior expressão para grande parte das população dos concelhos vizinhos, são inevitáveis os efeitos a nível ambiental sentidos todos os anos, devido a este aumento sazonal de população, que se traduzem por acréscimos de consumos de recursos, aumento da pressão sobre os ecossistemas naturais, entre outros aspectos.
Nesta medida, é de realçar o contínuo empenho do Município de Esposende, apostando na realização de acções de sensibilização e na formação ambiental dos banhistas e dos munícipes, como contributo fundamental para melhorar a sua atitude perante as questões ambientais e de preservação dos recursos naturais.
Para mais informações sobre esta campanha e seus resultados, poderá ser consultado o relatório de Actividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul 2009, disponível no site da Autarquia, no micro–site Ambiente.
domingo, 18 de outubro de 2009
JOTA/JOTI 2009



Conheça a História do JOTA/JOTI . Clique aqui.