No âmbito da sua política de proximidade e de apoio às Juntas de Freguesia e às instituições, a Câmara Municipal de Esposende deliberou, em reunião de Câmara, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros, num montante global que ultrapassa os 200 mil euros.
O Executivo Municipal aprovou a concessão de um apoio financeiro, no valor de 97.849 euros, à Junta de Freguesia de Forjães, com vista ao pagamento das obras de eliminação de barreiras arquitetónicas no Centro Cultural de Forjães. Este apoio revela-se fulcral para a prossecução na intensa atividade cultural, desenvolvida naquele espaço.
A Junta de Freguesia de Vila Chã viu aprovada a concessão de um apoio financeiro no valor de 25.650 euros, correspondente a 90% do valor total necessário à aquisição da viatura. Esta autarquia tem vindo a assumir um papel cada vez mais ativo na gestão do espaço público e no apoio logístico, ações que exigem uma viatura robusta que será agora adquirida.
Foi igualmente aprovada a concessão de um apoio financeiro, no valor de 12.661 euros, à União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, para financiar os trabalhos extraordinários da empreitada de pavimentação do Caminho de Mateus.
Relativamente aos apoios do Município de Esposende a outras instituições, destaca-se a concessão de 16.297 euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Belinho, correspondente a 50% dos custos da intervenção de reparação dos danos no parque poente da Capela do Santuário da Senhora da Guia.
Recorde-se que, na sequência das condições meteorológicas adversas, registadas no passado mês de novembro de 2025, verificou-se uma derrocada no parque situado a poente da capela do Santuário da Guia, situação que veio comprometer, de forma significativa, as condições de segurança daquele espaço.
Por seu turno, a Fábrica da Igreja Paroquial de São Cláudio de Curvos vai receber 4.500 euros, apoio financeiro destinado a suportar os custos com a pintura interior da Igreja Paroquial de Curvos.
O Executivo Municipal aprovou, também, a contratação de um seguro automóvel, no valor de 579,96 euros, para uma viatura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fão e a atribuição de 2 600 euros.
Por seu turno, a Associação RM vai receber um apoio financeiro pontual para a realização do desfile de Carnaval, no valor de 2 600 euros e o Agrupamento de Escuteiros 82, de S. Bartolomeu do Mar, vai receber 3000 euros celebra, de apoio às atividades comemorativas dos 50 anos do Agrupamento.
Nesta reunião do Executivo foi, ainda, deliberada a atribuição de um apoio financeiro extraordinário ao Futebol Clube de Marinhas, no valor total de 7.500 euros que se destina especificamente a coadjuvar o clube no suporte dos encargos com as deslocações da equipa de Sub-19 durante a fase de apuramento à Primeira Liga Nacional.
O Centro Social da Juventude de Mar vai receber um apoio financeiro, no valor de 16.677 euros, correspondente a 50% do valor total do encargo com a aquisição de uma viatura.
Finalmente, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro à Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA), no valor de 15.000 euros, para apoiar a construção de um muro de circunscrição da propriedade recentemente adquirida pela associação.
