Entre setembro e dezembro de 2025, cerca de três mil alunos do concelho de Esposende beneficiaram de ações no âmbito do Projeto Sucesso para Todos (PST), uma iniciativa municipal que visa complementar a ação educativa das escolas através de intervenções especializadas nas áreas da Psicologia e da Informática.
Criado para dar resposta a dificuldades identificadas em contexto escolar — desde questões de regulação emocional a lacunas na literacia digital —, o PST tem vindo a reforçar as escolas com equipas técnicas especializadas, promovendo intervenções precoces e programas estruturados de desenvolvimento socioemocional e cognitivo.
O Projeto Sucesso para Todos é financiado pelo Programa Regional NORTE 2030, sendo cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, com uma taxa de 85%. A candidatura enquadra-se no aviso NORTE2030-2024-5 – Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (ITI), orientado para o desenvolvimento e sucesso educativo.
Durante o 1.º período letivo, a equipa de Psicologia realizou 287 sessões individuais, acompanhando 89 alunos desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário. Foram elaborados 100 relatórios de avaliação, dinamizadas 107 sessões parentais e intervencionadas 77 famílias. A maioria das sinalizações (72%) esteve relacionada com dificuldades de aprendizagem, desmotivação, métodos de estudo ou comportamentos disruptivos, registando-se uma taxa de assiduidade às sessões de 96,69%.
No domínio da promoção de competências socioemocionais e comportamentais, foram abrangidas 52 turmas, num total de 992 alunos e 195 sessões. Destaca-se a implementação do Programa Ginja, em 29 turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, e do programa Superpoder das Emoções, em oito turmas do 1.º e 2.º anos. Na Escola Secundária Henrique Medina, foram desenvolvidos projetos como "Mentores Medina", "Mais Medina, Mais Futuro", sessões de Métodos de Estudo, ações de promoção de competências sociais, pessoais e vocacionais e o Projeto Florescer, dirigido a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Foram ainda realizadas 71 sessões de consultoria com docentes, educadores e assistentes operacionais.
Na área da Informática, o PST apoiou 1803 alunos em contexto de turma, através de 108 sessões de coadjuvação pedagógica. A equipa técnica promoveu ainda 61 sessões de apoio a docentes e 32 sessões individuais com 74 alunos, tendo realizado 79 intervenções técnicas de manutenção e resolução de problemas informáticos.
O projeto Hypatiamat envolveu 1043 alunos e 57 docentes, reforçando a utilização de recursos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Paralelamente, o Município realizou reuniões técnicas e visitas às escolas, e deu início ao Plano de Medição de Impacto, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar da CIM Cávado.
Com resultados expressivos logo no início do ano letivo, o Projeto Sucesso para Todos afirma-se como uma das principais apostas do Município de Esposende na promoção do sucesso escolar, da inclusão e do bem-estar dos alunos. A iniciativa continuará a ser desenvolvida ao longo do ano letivo, com novas ações previstas para os próximos períodos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
