O Município de Esposende vai organizar, entre 12 e 24 de dezembro, o “Mercado de Natal ESlocal”, integrado na programação natalícia do concelho. O evento terá lugar na Zona Ribeirinha de Esposende e reunirá mais de 20 expositores locais, destacando o talento e a criatividade dos artesãos do território.
O mercado apresentará uma oferta diversificada de artesanato local, incluindo velas artesanais, joalharia, bonecos de croché, peças de madeira, bijuteria e muitas outras propostas originais. Trata-se de uma oportunidade para adquirir presentes únicos e apoiar diretamente os criativos de Esposende.
No interior da tenda do “Mercado de Natal ESlocal”, os visitantes poderão usufruir de um ambiente inspirado na magia da quadra, com cenários temáticos e oficinas criativas de pintura e escrita, pensadas para proporcionar momentos de diversão em família e criar memórias especiais. A Escola Profissional de Esposende, por sua vez, dará o seu contributo através da realização de sessões de modelagem de balões e pinturas faciais. Um espaço perfeito para diversão em família e memórias inesquecíveis, garantidas também pela Casa do Pai Natal e insuflável.
A sustentabilidade volta a assumir um papel central no evento. Em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), os sacos de compras em papel “ESlocal” serão personalizados pelos utentes do Complexo de Esposende, reforçando a importância da criatividade e da responsabilidade ambiental. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o tradicional pinheiro de Natal será substituído por espécies lenhosas invasoras, como hakeas e acácias, numa ação de sensibilização ambiental intitulada “A minha árvore de Natal é invasora e sustentável”. Estas espécies serão decoradas pelos artesãos e pelo público.
Com esta iniciativa, o Município pretende que o “Mercado de Natal ESlocal” seja um espaço de comércio, mas também uma experiência natalícia completa que combina tradição, criatividade e sustentabilidade.
O Mercado de Natal ESlocal funcionará aos sábados e feriados das 10 às 23 horas; aos domingos das 10 às 20 horas, de segunda a quinta-feira das 15 às 20 horas e às sextas-feiras das 15 às 23 horas. No dia 24 de dezembro, o mercado funcionará apenas durante a manhã.
Esta ação do Projeto “ESlocal” insere-se no Plano de Ação do Turismo 2023_2027 e salvaguarda o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.