quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Partiu o Zé Rego, Esposende ficou mais pobre!

 A.  Pinto

Quando menos se espera, eis que surge uma notícia triste.
Sinceramente, não sei mesmo como começar esta justa e merecida homenagem a um dos maiores amigos de sempre.
Faleceu José Boaventura Marques Rego.

A nossa terra, hoje, ficou mais pobre. Perdeu um dos seus maiores valores de sempre. Deixou-nos um Homem singular, um Esposendense que deu muito de si à sua e nossa terra. Passou por todas as Instituições e Associações, sendo na A.D.E., como Presidente, aquela onde mais se notabilizou, deixando um legado para a História recordar.

Em convívio, na posse dos Órgãos Diretivos dos nossos Bombeiros.

Zé Rego terá para sempre o seu nome gravado em letras de ouro na História da A.D.E.

Este Homem “pegou” na nossa A.D.E. como Presidente quando esta estava mergulhada em dívidas. Com a sua calma, serenidade, paixão e amor, foi lentamente acertando as contas, prescindindo de muita coisa, sem nunca esquecer ou abandonar as camadas jovens. Dizia ele: o futuro está aqui.

Foi no mandato de Zé Rego que a A.D.E., em 2013, prestou justa e merecida homenagem aos seus fundadores, deixando gravada uma lápida no Velhinho Padre Sá, que hoje chora por alguém que, com muita dignidade e bairrismo, deu novamente vida à nossa A.D.E.

Equipa de Juvenis da qual o Zé fez parte, disputando o Campeonato Nacional de Juvenis.

Tive a honra e o privilégio de trabalhar com o Zé Rego em algumas Instituições e Associações da nossa terra, quase todas. Que grande exemplo era para todos nós. A sua postura, verticalidade, transparência, isenção e frontalidade eram um exemplo constante.

Caro Amigo Zé, um dia destes, com certeza, vamos encontrar-nos novamente, não nas Instituições e Associações das quais fizemos parte com muito orgulho, mas noutro lugar, no campo da verdade, onde descansam os justos e os pecadores, os bons e os sofredores. Aí, sim, vamos partilhar o que fizemos e o que não fizemos, o que foi feito e o que não foi feito, mas sempre com a convicção de dar o melhor de nós e de servir a nossa terra.

À sua estimada Família, as minhas sentidas condolências.