quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Novo executivo da Câmara Municipal de Esposende reuniu pela primeira vez



Decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião do novo executivo da Câmara Municipal de Esposende, liderada por Carlos Silva.

Com vários atos administrativos na Ordem de Trabalhos, esta primeira reunião pública registou forte presença de público, facto que o Presidente Carlos Silva assinalou com agrado, considerando que contribuiu para “dar dignidade ao ato, em nome da transparência cujo âmbito queremos cada vez mais alargar”.

Numa breve intervenção antes de iniciar os trabalhos, o autarca começou por saudar “todos os esposendenses, sem qualquer exceção, que, com o seu voto, permitiram a eleição destes órgãos autárquicos”, felicitando também todos os autarcas eleitos, na certeza de “todos darão o melhor na defesa das populações e do desenvolvimento do nosso concelho no geral e de cada uma das suas freguesias, em particular”.

Carlos Silva refirmou o compromisso do projeto sufragado nas eleições autárquicas de dar o seu melhor, “sem hesitações nem quebra de motivação”, com vista à melhoria da qualidade de vida dos esposendenses, ao desenvolvimento sustentável do concelho e à sustentabilidade económica do comércio, da indústria e dos serviços locais. Dirigindo-se à oposição apelou para que seja “firme e interventiva e construtiva, porque, para lá das divergências de projetos, há algo que está acima de todos, que é o desenvolvimento da nossa terra e o bem-estar dos nossos cidadãos”, vincou.

Em termos de deliberações, foram aprovados todos os assuntos relacionados com o funcionamento do órgão Câmara Municipal. Assim, foi aprovada a designação do dia e hora das reuniões de Câmara, que ocorrerão à quinta-feira, sendo que a primeira do mês é sempre pública. Além da delegação de competências no Presidente da Câmara Municipal, foi aprovada a designação dos vereadores a tempo inteiro: Aurélio Neiva, que assume as funções de vice-presidente, Paula Cepa e Fátima Escrivães, bem como a designação dos elementos para o Gabinete de Apoio à Presidência.

Em representação do PSD esteve presente a vereadora eleita, Marina Cardoso, e Alexandra Vilar, em regime de substituição do vereador Octávio Dimas. O vereador Guilherme Emílio, informou o Presidente da autarquia, apresentou um pedido de suspensão de mandato por um período de três meses.

Por proposta do Presidente da Câmara municipal foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, tendo Alexandra Vilar proposto um outro voto de pesar por Laborinho Lúcio, o qual será levado à próxima reunião do executivo, que se realizará no próximo dia 13 de novembro. Alexandra Vilar felicitou todos os membros eleitos e expressou votos de um bom trabalho em prol do concelho. 

A encerrar, no período de intervenção do público, registaram-se quatro intervenções por parte do público presente, que, além da solicitação de esclarecimentos, saudaram a eleição do novo executivo, a quem desejaram um trabalho profícuo. Carlos Silva agradeceu a participação dos intervenientes e incentivou a que os munícipes participem nas reuniões de Câmara, assumindo um papel ativo de intervenção cívica.