domingo, 30 de novembro de 2025

Esposende assinalou Semana da Floresta Autóctone com mais de 800 participantes

O Município de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, dinamizou, entre 17 e 23 de novembro, a 15.ª edição da Semana da Floresta Autóctone. A iniciativa envolveu mais de 800 participantes e teve como objetivo reforçar a sensibilização da comunidade para a importância da preservação da floresta nativa.



As atividades arrancaram no Centro de Educação Ambiental, com a realização de dez sessões do Bingo Ambiental. Mais de 200 crianças e seniores dos Jardins de Infância de Belinho e Cepães e do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro participaram nesta ação, que adapta o tradicional jogo de Bingo às espécies florísticas e faunísticas presentes nas florestas.
Ao longo da semana, a ação “Os Sapadores vão à Escola” levou o Gabinete Técnico Florestal e os Sapadores Florestais aos estabelecimentos de ensino do concelho. Em sete sessões, que envolveram cerca de 400 alunos, foram abordados temas como a importância da floresta autóctone, os tipos de floresta, os múltiplos usos dos ecossistemas e as principais tarefas desempenhadas pelos sapadores florestais. A componente prática permitiu aos estudantes conhecer de perto ferramentas e equipamentos utilizados no terreno.
Os alunos da Escola Básica de Vila Chã participaram na atividade “Visita ao Arboreto Florestal”, onde puderam observar diversas espécies nativas e aprender a identificar características fundamentais da flora portuguesa.
Na Escola Básica de Apúlia, mais de 60 alunos do 1.º ciclo assistiram à palestra “Conversas sobre a Floresta”, dinamizada pelo fotógrafo de natureza Carlos Palma Rio. A sessão destacou a biodiversidade da região, através de imagens, relatos de campo e reflexões sobre conservação ambiental.
A iniciativa encerrou com o workshop “Hoje é dia de: Esculturas Vivas”, orientado por Ester Monteiro e Joana Vale. Nesta atividade, os participantes exploraram a interligação entre arte e natureza, criando esculturas de barro que incorporam sementes, capazes de germinar ao longo do tempo.
A Semana da Floresta Autóctone integrou as celebrações do Dia Internacional da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro e alinhou-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente o ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre – e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.