COMUNICADO
Esposende, 15 de novembro de 2025
Face ao mau tempo que se tem feito sentir por todo o país, o PSD de Esposende manifesta a sua solidariedade com todas as pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvadas e agradece às forças de Proteção Civil o seu forte empenho na ajuda às populações.
A prevenção sempre foi a melhor resposta a este tipo de situações. E é por isso que é fundamental promover a limpeza das sarjetas, bueiros e linhas de água.
E num contexto de intempérie como o que estamos a viver, foi por demais evidente a importância do Canal Intercetor no controlo do aumento de caudal das linhas de água que atravessam a cidade.
Noutros tempos teríamos tido estragos consideráveis e enormes prejuízos materiais como aconteceu em 2013. Recordamos a inundação do Hospital, de diversas habitações, de caves e da Solidal que, por via disso, esteve sem laboração por mais de um mês, tendo causado mesmo um problema ambiental nas descargas para o rio Cávado.
O Canal Intercetor, construído para prevenir cheias e inundações, é uma obra reconhecida e premiada, apresentada internacionalmente em fóruns da especialidade pela eficácia e inovação na solução implementada.
Infelizmente, por ignorância e questões políticas, mesmo depois de comprovados os seus efeitos, esta obra continua a ser atacada de forma injusta. Com um custo que ascendeu a mais de 5 milhões de euros (incluindo a aquisição dos terrenos) esta foi uma obra financiada pelo POSEUR - Portugal 2020, financiamento atribuído única e exclusivamente para este efeito, naquilo que foi uma oportunidade imperdível para resolver um problema gravíssimo da cidade e que está, hoje, mais do que testado.
Há quem confunda a falta de limpeza das condutas e sarjetas, ou avarias nos sistemas de bombagem das caves dos edifícios habitacionais, para estar constantemente a atacar esta obra, que é e será sempre das mais importantes e estruturantes que se fez para bem das populações.
A Comissão Política do PSD de Esposende