Eleições Autárquicas 2025

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

“Voz Desportiva do Jandirinha”

por Carlos M. L. Barros 

A.F. Braga – Liga bigONE

Pró – Nacional

Jornada 7 – série A

 2025/26

 A. D. ESPOSENDE 3  X G. D. Selho  2

Num estádio, Padre Sá Pereira, com a sua bancada bem composta de assistentes a este jogo entre o Esposende e o Selho, com o sol a acompanhar-nos, a equipa da Foz do Cávado venceu justamente a equipa adversária por 3-2, num jogo com um certo equilíbrio com um maior excedente exibicional da ADE, mormente na segunda parte.

  A primeira parte o nulo no resultado (0-0) era o corolário do desenrolar do jogo embora o Esposende tivesse desperdiçado duas boas oportunidades de golo, esbanjadas por imperícia e precipitação dos avançados do Esposende.

 Após a marcação dos golos e com o  2-0 a premiar a melhor equipa, o Esposende começou a desenvolver um futebol mais criativo e ofensivo, fazendo ativar os seus extremos que começaram a abrir brechas na defensiva do Selho e, quando o resultado parecia estar consolidado, em dois lances de contra ataque o Selho empatou o jogo quando menos se esperava contudo,  os atletas da ADE sempre lutadores e abnegados, não desistiram e já na parte final do jogo, o Esposende beneficiou de um penalti e Cantona  deu a vitória aos “Vikings do Cávado” , num pontapé colocadíssimo, enganando o guarda -redes adversário que se lançou na direção oposta do esférico.

A equipa do Selho revelou ter uma boa equipa, bem organizada e com um futebol  muito apoiado e foi sempre perigosa nos seus contra ataques, tendo Nuno Marques, guarda- redes da ADE, resolvido os poucos problemas que teve, especialmente, em lances do jogo aéreo.

O setor defensivo do Esposende esteve coeso e na parte derradeira do segundo tempo, desguarneceu um pouco o setor  esquerdo onde os avançados do Selho aproveitaram essas lacunas.

Os golos da ADE foram apontados por Tiago Gonçalves, Guilherme e Cantona, de penalti, avançado que tinha entrado na segunda parte, substituindo KIKO que tinha feito um bom jogo, sempre esforçado e perigoso.

Saliente-se a jogada do primeiro golo da ADE, em que Tiago Gonçalves, em jogada individual, fintou todos os adversários que lhe apareceram pela frente, inclusive o guarda redes adversário, finalizando  o lance com um espetacular golo.

Esta equipa de São Jorge do Selho – Selho, Freguesia do Município de Guimarães, da sub região do Ave, com os seus 5923 habitantes- ( censo de 2021), deixou boa impressão neste jogo e devemos estar plenamente conscientes que cada jogo da ADE, será sempre uma final porque há muita competitividade neste Pró-Nacional.

Nesta série A do Pró-Nacional, o 1º classificado é o Joane e seguem no pódio o Santa Maria e o Esposende, todos com 12 pontos.

Parabéns aos nossos atletas e à claque “Ultras Lobos do Mar” que continuam a apoiar o Esposende tanto em casa como “fora das portas”. Quando saem do seu covil, estes lobos do mar, sempre disciplinados e ativos, são  “Lobos à solta” e eles têm sido, em quase todos os jogos,  os grandes obreiros das vitórias do Esposende.

Na próxima semana, teremos um Vieira-Esposende, jogo difícil mas, sempre possível de ser vencido pelos atletas esposendenses.

 Saudemos neste jogo, a presença de Eduardo Costa, esposendense emigrado no Brasil, há longos anos, acompanhado pelo seu irmão Mário Costa e pelo sempre presente, António Pinto, ex-atleta da ADE e sócio número um da Associação Desportiva de Esposende.

Outros resultados das equipas concelhias:

BigONE - Pró-Nacional – 2025:

Santa Maria 5  Marinhas 2

U. D. Vila Chã 2  Pevidém F. C.  2

Próximos jogos:

 Merelinense-Vila Chã

Marinhas-Celeirós

Vieira-Esposende

Divisão de Honra – 3ª jornada-

Pousa  0  Forjães  2

Forjães comanda a série A com 9 pontos (6-0)

Próximo jogo: Forjães-S.P. Arcos

1ª Divisão da ABB – série A:

1ª jornada

Antas  0 Águias da Graça 2

Estrelas de Faro  5Panoiense  0

S. Veríssimo  4  Fão  2

Próximos jogos:

Panoiense-Antas

P. Tibães- Estrelas de Faro

Fão-Sequeirense

Despeço-me com um abraço amigo, num até breve.

 

V.D.J.

Carlos M. L. Barros 

Esposende, 28 de setembro de 2025.