Eleições Autárquicas 2025

sábado, 6 de setembro de 2025

Financiamento para projetos de gestão de resíduos urbanos foi aprovado

  

O Município de Esposende informa que foram aprovadas, pelo Programa Regional NORTE 2030, duas candidaturas na área da gestão de resíduos urbanos, assegurando um financiamento de 773.995,52 euros, para um investimento total estimado em cerca de 988.305,47 euros.

 

Este financiamento permitirá o desenvolvimento de dois projetos que visam reforçar a gestão sustentável dos resíduos urbanos no concelho, nomeadamente a implementação das ações previstas no “Plano Municipal de Gestão de Biorresíduos” (investimento total de 812.722,50 euros) e o projeto “Concretizar um Território + Circular” (investimento total de 175.582,97 euros).

 

O Plano de Gestão de Biorresíduos prevê a aquisição e distribuição de contentores para a recolha seletiva de biorresíduos em ambiente doméstico, bem como a promoção da compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho. Já o projeto “Concretizar um Território + Circular” contempla a aquisição de dois ecocentros móveis, destinados à recolha seletiva de resíduos específicos, como lâmpadas, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, tintas, toners e rolhas de cortiça, entre outros.

 

Estes projetos visam contribuir para o cumprimento das metas definidas no PAPERSU 2030 – Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030 – e para a melhoria da qualidade do serviço público de gestão de resíduos. Estão também alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aos quais o Município está comprometido.