terça-feira, 1 de julho de 2025

“Música na Praça” regressa a Esposende

 

De 4 a 12 de julho, a “Música na Praça” está de regresso a Esposende, com quatro propostas musicais que prometem aquecer as noites de verão. Com concertos agendados para a Praça do Município, às 22 horas, a edição deste ano apresenta grupos e intérpretes de renome nacional e internacional, com abordagens musicais desde modern folk a fado contemporâneo, do jazz vocal ao fado.


 


Este ciclo inicia-se na sexta-feira, dia 4 de julho, com o concerto “A sorte está lançada”, interpretado pelo Trevo de Cordas, projeto de modern folk corporizado por quatro músicos que se fazem acompanhar de vários instrumentos de cordas, percussão variada, flauta e voz. Beatriz, Gabriela, Sara e Tiago animam o público, envolvendo-o em lendas tradicionais, contos e histórias “do arco da velha”, sendo ainda reconhecidos pelos seus instrumentais etéreos e verdadeiramente épicos.


 


No sábado, dia 5 de julho, a subtileza no Fado, a elegância e a força feminina serão audíveis e visíveis na praça, com “Desamor”, pelo Amara Quartet, grupo que carrega a tradição numa perspetiva contemporânea, explorando novos contos poéticos, com composições originais e uma sonoridade única. Este quarteto feminino conta com mais de 25 concertos de norte a sul de Portugal e diversas representações internacionais, em países como Itália, Egipto e Marrocos. Neste concerto, Amara Quartet propõe uma imersão na complexidade da rebelião do coração diante da intrínseca condição humana: a saudade. Para vestir a essência de um amor que se desfez, Amara coloca o Mar como paisagem sonora. Cada acorde é uma confissão que reflete a resiliência diante da ausência em tempestade. As palavras que ecoam nas composições originais do quarteto transportam os ouvintes para um tempo sem idade, onde a alma é aprisionada pela força do passado. Para além das suas composições originais, o quarteto interpreta reportório do fado tradicional e do fado canção. O concerto contempla ainda um segmento especial de homenagem a Luís Vaz de Camões, para celebração do seu V centenário de nascimento. A voz de Laura Rui será acompanhada pelo acordeão de Sónia Sobral, pela guitarra clássica de Joana Almeida e pelo violoncelo de Susana Castro Santos.


 


O quarteto vocal de jazz Jogo de Damas leva à praça “Girl Talk”, na sexta-feira, dia 11 de julho. Da amizade e afinidade de quatro mulheres, nasce o som do Jogo de Damas – quatro vozes femininas que se entrelaçam como confidências ditas ao ouvido, envolvidas pela elegância de um trio de jazz (piano, contrabaixo e bateria). Este grupo junta cantoras de diferentes percursos musicais, unidas pelo gosto pela harmonia vocal e pela liberdade criativa do jazz. Desde 2009, partilham palco e cumplicidades com o trio que as acompanha, dando nova vida a clássicos do jazz e da pop. Neste concerto, o Jogo de Damas convida o público a entrar nesta conversa musical – íntima, sofisticada e cheia de swing. O quarteto vocal é formado por Fátima Serro, Sameiro Sequeira, Lilian Raquel, Carla Carvalho, acompanhadas pelo trio instrumental de Paulo Gomes, ao piano, Miguel Ângelo, no contrabaixo e Filipe Monteiro, na bateria.


 


O ciclo encerra, no dia 12 de julho, com o espetáculo “De Lés a Lés”, onde o Coro Ars Vocalis se junta à fadista Adriana Moreira, com direção musical de Helena Venda Lima.


O Coro Ars Vocalis convida a fadista Adriana Moreira para uma noite que homenageia a canção em língua portuguesa. Na essência da palavra e da língua que nos unes, percorremos a canção portuguesa e viajamos até à sonoridade do Brasil, mesclando sonoridades e estilos, na convicção de que será sempre muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.