quinta-feira, 31 de julho de 2025

Município de Esposende distinguido como Empregador Inclusivo pela APACI

 


 

O Município de Esposende foi distinguido pela Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI) como Empregador Inclusivo, em reconhecimento das práticas inclusivas da autarquia no que concerne à empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

 

A entrega da distinção ocorreu no passado dia 25 de julho, em cerimónia realizada no Auditório Municipal de Barcelos, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes. A receber a distinção esteve a Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar.

 

A distinção do Município de Esposende reflete a particular importância que a autarquia confere à empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, numa postura que, alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tem subjacente também a sensibilização da comunidade para estas questões.

 

Além do Município, as entidades do concelho de Esposende reconhecidas como entidades empregadoras, apoiadas pela APACI, que integraram pessoas com deficiência e/ou incapacidade nas suas empresas e instituições foram a Associação Social Cultural Artística e Recreativa de Forjães – ACARF, a Junta de Freguesia de Forjães, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, a Fundação Lar de Santo António, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Fão,  as empresas Armindo Torre, Unipessoal Lda., Grupo Axis Hotéis (Emporfir, Turismo S.A.), Impetus Portugal – Têxteis, S.A., Lacticínios das Marinhas, Lda., NKT Portugal - Solidal – Condutores Eléctricos S.A., Oficina de Carpintaria de Abílio Lima Azevedo e Rui Angelino Arantes Grilo.

 

A Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão – APACI, fundada em 1978, é uma instituição particular de solidariedade social dedicada à inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade e que visa a capacitação, a promoção do bem-estar, da autonomia e a participação plena na comunidade. Na procura por uma sociedade mais inclusiva, a APACI disponibiliza um conjunto de respostas sociais e serviços especializados, em Barcelos e Esposende.