sábado, 22 de março de 2025

“Catraia de Livros” dedica dez dias à literatura e a Luís de Camões

No Dia Mundial da Poesia (21 de março), Esposende celebrou o Príncipe dos poetas, Luís de Camões que dá o mote à 4.ª edição da Catraia de Livros | Semana da Leitura. Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, apontou a Catraia de Livros como “uma celebração da nossa história, da nossa cultura e da nossa capacidade de sonhar, de criar e de inovar. Convidamos todos a embarcar connosco nesta jornada literária, a descobrir as maravilhas que a palavra escrita nos oferece e a honrar a memória de Luís de Camões”.


Numa cerimónia que começou com o flash move das escolas Henrique Medina e António Correia de Oliveira e contou com as presenças de Liliana Silva, em representação do Gabinete Coordenador da Rede de Biblioteca Escolares e de José Oliveira Martins, em representação da Estrutura de Missão responsável pelas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões foram enfatizadas as virtudes dos livros e da leitura.

“A Catraia de Livros é, sobretudo, um evento dedicado às nossas crianças e jovens, com o objetivo de cultivar neles o gosto pela leitura e pela cultura. É também um momento de aprendizagem para os nossos professores, que terão a oportunidade de participar em sessões de formação e aprofundar o seu conhecimento na área da literatura e da didática da leitura”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Esposende. Guilherme Emílio considerou este evento “que se tem vindo a consolidar como um dos maiores motores de promoção da leitura e da cultura em Esposende”, para apontar a “Catraia de Livros” como “um símbolo perfeito desta aliança entre a tradição e a modernidade. A catraia, enquanto embarcação tradicional de Esposende, traz-nos a memória das gentes do mar e da vida piscatória que sempre foi o coração da nossa comunidade. Hoje, no entanto, esta catraia torna-se um barco de conhecimento, de cultura, de imaginação”, concluiu.

Na mesma linha enveredou Liliana Silva, do Gabinete Coordenador da Rede de Biblioteca Escolares, evidenciando a “intensão pedagógica do Município de

Esposende” que promove um evento que prolonga no tempo a ligação às artes e ao património, “valorizando a especificidade identitária, fundamental para uma maior diversidade cultural”.

Também José Oliveira Martins, da Estrutura de Missão responsável pelas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, encontra “muitas razões para continuar a ler e a estudar Camões. “Desde a sua morte, em 1580 que não há uma época literária em que escritores, pintores, escultores, encenadores e outros vultos da cultura não se sintam inspirados por Camões”, sintetizou.

“Catraia de Livros | Semana da Leitura” é um evento cultural, promovido pelo Município de Esposende, através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Nesta iniciativa pretende-se englobar todas as formas de leitura, proporcionando um programa diversificado e abrangente para todo o tipo de público, enfatizando a sua vocação educadora do Município de Esposende

Participam neste evento os alunos das escolas do concelho, vários escritores e contadores de histórias. O programa inclui uma Feira do Livro permanente, concertos, formação para professores, leituras dramatizadas e apresentações de livros.

Todos os dias serão assinalados com Horas do Conto que terão lugar no recinto da Feira do Livro, no auditório municipal, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e nas escolas do concelho.

Consulte o programa completo em: https://www.municipio.esposende.pt/viver/eventos/evento/catraia-de-livros-83