sábado, 1 de fevereiro de 2025

Guilherme Emílio aprovado como candidato do PSD à Câmara de Esposende com votação expressiva dos militantes

Os militantes do Partido Social Democrata (PSD) aprovaram, ontem, de forma expressiva, Guilherme Emílio como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Esposende nas próximas eleições autárquicas. Num plenário histórico e sem precedentes, que contou com a participação de muitos simpatizantes e de 164 militantes com inscrição ativa e direito de voto, a candidatura foi validada com 162 votos a favor, apenas 2 abstenções e nenhum voto contra. No final da votação, o momento foi marcado por uma forte ovação a Guilherme Emílio, simbolizando a união e o entusiasmo em torno desta candidatura.


A sessão contou com várias intervenções, nomeadamente, do presidente da Comissão Política do PSD Esposende, Agostinho Silva, que esclareceu a legalidade e idoneidade do processo em que a comissão política do PSD aprovou,  com 14 votos a favor e 1 abstenção, a candidatura de Guilherme Emílio a presidente da Câmara de Esposende, referindo que a orientação estratégica aprovada pela comissão política nacional fixou como princípio “a candidatura dos atuais presidentes de câmara e presidentes de junta”. Acrescentou que depois de ter recebido a manifestação de vontade de um militante em ser também candidato a Presidente de Câmara pelo PSD a apresentou a votação dos 15 membros da comissão política, tendo esta candidatura recebido 14 votos contra e uma abstenção”. Agostinho Silva acrescentou ainda que “desde o momento da saída de Benjamim Pereira, a comissão política apoiou o trabalho de Guilherme Emílio e a transição da equipa executiva da Câmara Municipal, num período em que existiam importantes assuntos para o município e para a população do concelho”.

Neste ponto fizeram intervenções outros militantes que realçaram a importância da união entre todos para se continuarem a atingir os bons resultados eleitorais. Maranhão Peixoto apelou à importância da união dos militantes e que “Guilherme Emílio é o homem certo para presidente da Câmara”, realçando que “ninguém é dono do partido e que temos de dignificar e honrar quem nos transmitiu o testemunho”, terminando com a importância da lealdade com o partido e a construção de um projeto de futuro. Augusto Silva destacou que “Guilherme Emílio é competente e sério, é o melhor candidato para o PSD a presidente da Câmara de Esposende, e que a comissão política do PSD não tinha outra alternativa, só cumpriram o que pretendia Sá Carneiro”. Fernando Cruz interveio para reforçar a lisura do processo de escolha do candidato pelos membros da comissão política e que não houve qualquer pressão para que a votação fosse num ou noutro sentido, pois até houve um voto de abstenção.

O presidente da Juventude Social Democrata (JSD), António Torres, realçou o facto de estarem muitos jovens na sala,lamentando não compreender“como é que companheiros não acreditam num projeto de continuidade, quando eles próprios fizeram parte do mesmo”. Disse, ainda,que a deliberação da comissão política de aprovação de Guilherme Emílio cumpriu com o que dispõem os estatutos do PSD, e não compreende como é que, quando a indicação da nacional é a de candidatura dos atuais presidentes de câmara, “se anda com quezílias e artimanhas ao invés da união num projeto comum”.

Por seu lado, Benjamim Pereira fez uma intervenção referindo que, desde 2013, o PSD obteve excelentes resultados nas eleições autárquicas, aumentando sempre a votação nos ciclos eleitorais de 2017 e de 2021. Acrescentou que não foi por acaso que nas eleições de 2021 Guilherme Emílio foi o número dois da lista do PSD à Câmara Municipal, referindo que o mesmo tem competência técnica e conhecimento político, capacidade de trabalho e visão estratégica, que fazem dele o melhor candidato a presidente da Câmara de Esposende pelo PSD nas eleições de 2025. Referiu, ainda, que estará de corpo e alma ao lado de Guilherme Emílio e que tudo fará para que obtenha um excelente resultado nas eleições para Presidente da Câmara.

Todos destacaram a importância deste projeto para o futuro do concelho e enalteceram a mobilização e o compromisso dos militantes na construção de uma candidatura sólida e de proximidade, reforçando a confiança e a unidade em torno do projeto social-democrata para o concelho.

De seguida Guilherme Emílio, que se tinha ausentado neste ponto da ordem de trabalho, para permitir uma discussão livre e plural, regressou à sala e, agradecendo o forte apoio recebido a confiança depositada pelos militantes do PSD, comprometeu-se a trabalhar com determinação para ser merecedor dessa confiança, continuando o projeto político transformador do nosso território, tendo sempre como prioridade a melhoria das condições de vida de todas as pessoas do concelho de Esposende.

"Este resultado demonstra a confiança dos militantes no nosso projeto e na nossa visão para Esposende. Estamos preparados para construir um concelho ainda mais dinâmico, inovador e próximo das pessoas", afirmou o candidato.

A estrutura local do PSD enalteceu a mobilização e o envolvimento dos militantes, que no último ano triplicaram, sublinhando que esta é uma candidatura de proximidade e de compromisso com os cidadãos do concelho de Esposende.

Com esta aprovação, Guilherme Emílio avança agora para a próxima fase, onde irá reforçar o diálogo com a população, auscultando as suas necessidades e expectativas para o futuro do concelho.

 

A COMISSÃO POLÍTICA DO PSD ESPOSENDE