Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, a frequentar das escolas do concelho de Esposende, vão ser abrangidos, no presente ano letivo, pelo projeto Hypatiamat. Trata-se de uma plataforma digital que dispõe de muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, que contribuirá para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem da disciplina.
Esta ferramenta digital, disponibilizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, aproveita o gosto natural dos alunos por ambientes tecnológicos para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar a aprendizagem de matemática um prazer, sempre com o envolvimento de professores/as e encarregados/as de educação.
A estratégia pedagógica da aplicação é desenhada com o objetivo de despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza utilizando tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas e também de competências transversais. Ao nível da aprendizagem dos alunos, a plataforma estimula o trabalho individual, possibilitando trabalhar aplicações de conteúdos e jogos sérios e outros conteúdos diversificados, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário específico matemático. O backoffice da plataforma permite uma monitorização e orientação das aprendizagens.
Constitui igualmente um instrumento de intervenção preventiva do Projeto Sucesso para Todos, do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), da CIM do Cávado, sendo uma prioridade estratégica no contexto educativo local, no quadro das medidas de promoção do sucesso escolar, desenhadas e implementadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, e Escola Secundária Henrique Medina.