Parceria com a Zendensino assegura continuidade
de projetos educativos e culturais
O
Município de Esposende vai manter a cooperação com a Zendensino – Cooperativa
de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, para a prestação de serviços
de execução de projetos educativos e culturais.
Em causa estão os Projetos de Educação Musical e de Educação Física na Educação Pré-Escolar e a sua implementação, de forma progressiva, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a dinamização e apoio às atividades do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) e do Coro ARS Vocalis.
Neste sentido, a autarquia já aprovou e vai submeter à Assembleia Municipal, o contrato o contrato-programa para o ano de 2025, bem como uma adenda ao contrato-programa de 2024, que contempla o apoio aos alunos oriundos de S. Domingos, Cabo Verde, cidade geminada com Esposende, a frequentar a Escola Profissional de Esposende, que integra a estrutura da Zensensino. O investimento global cifra-se em 229.075,20 euros.
A Vereadora responsável pelas áreas funcionais da Educação e Cultura, Alexandra Vilar, refere que, “por via desta parceria, o Município tem vindo a promover o ensino da música e o desenvolvimento da modalidade de expressão físico-motora em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, e agora também nas escolas do 1.º Ciclo, da rede pública”. Alexandra Vilar realça que, “norteada pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a Câmara Municipal de Esposende tem como grandes finalidades promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades”.
No plano cultural, o Município fomenta a atividade do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis, “projetos musicais que têm na sua génese o propósito de educar pela arte, em particular através da música coral, em estreita articulação com a Escola de Música de Esposende, entidade que integra a estrutura da Zendensino”, refere Alexandra Vilar.