O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, destacou as virtudes pessoais e profissionais do Professor João Carvalho, durante a cerimónia de inauguração do mural em memória daquele que foi o primeiro presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). O mural foi inaugurado no mais recente polo daquele instituto, o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA), que concretiza a instalação do ensino superior em Esposende, último grande projeto desenvolvido por João Carvalho em vida.
“Esta cerimónia não é apenas um tributo a um grande homem, mas também o reconhecimento de um legado extraordinário que continua a moldar o presente e o futuro de Esposende, do IPCA e de toda a região do Cávado e do Ave”, começou por considerar o presidente da Câmara Municipal de Esposende, apontando o Professor João Carvalho como “uma referência no ensino superior politécnico; um homem de visão, sabedoria e coragem, que dedicou grande parte da sua vida à afirmação IPCA, transformando-o numa instituição consolidada e reconhecida nacional e internacionalmente”.
O mural inaugurado no LISA, da autoria do artista plástico monçanense, Tó Lira é, para Guilherme Emílio, “uma forma de perpetuar a memória de um homem que foi um líder inspirador, um lutador incansável e alguém que acreditava, verdadeiramente, no poder do conhecimento e da educação para transformar territórios e vidas”.
A visão “clara e estruturada” de João Carvalho, associada ao trabalho do anterior presidente da Câmara, Benjamim Pereira, são, para Guilherme Emílio, as razões para que o LISA seja uma realidade, associando a este projeto a ação da presidente do IPCA, Maria José Fernandes e toda a equipa do instituto “que têm sabido dar continuidade ao trabalho e à visão do Professor João Carvalho”.
Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a inauguração deste mural transmite “profundo orgulho, pois reflete 30 anos de existência do IPCA e da confirmação de um projeto”, destacando a ação de João Carvalho, a quem atribui a origem da democratização do acesso ao ensino superior.
O professor João Carvalho foi o primeiro presidente do IPCA. Inicialmente, à frente de uma comissão de gestão que vigorou desde a fundação, entre 1996 e 2011, ano em que é eleito e apresenta um programa de ação com 135 medidas, a primeira das quais apontava a criação de novas Escolas ou extensão das existentes noutros concelhos do Vale do Cávado e do Ave.
Em 2019, no Dia do Município (19 de agosto), a Câmara Municipal de Esposende atribuiu, a título póstumo, a Medalha de Mérito Municipal, ao Professor Doutor João Baptista da Costa Carvalho, reconhecendo “o inegável esforço desenvolvido e o contributo que deu ao engrandecimento do concelho de Esposende”.