terça-feira, 17 de setembro de 2024

José Fernando Loureiro Correia - Inheco

 "Recordar, recordando..."

José Fernando Loureiro Correia - Inheco

Este esposendense, atleta do ESC nasceu  a 6 de abril de 1947 e começou a dar os primeiros pontapés  na ribeira de Esposende, num terreno "acarecado e esburacado" e aos 16 anos iniciou a sua carreira futebolística nos juniores do Esposende -ESC-, revelando as suas extraordinárias capacidades de jogador, marcando inúmeros golos nesse escalão.

Esteve inscrito, como atleta na FPF com o nº 97 997 jogando, como senior, nas épocas de 1971/72, 1972/73 1973/74 e 1974/75  e era um jogador exímio com grande potencial e poderia ir "longe no futebol" contudo, revelou pouco brio profissional e os "tempos eram outros".

Jogador, fugaz, estonteante e provido de um remate seco e colocado e mortífero. O Inheco fez parte de uma grande equipa do ESC, -Carvalho, Leonel Laguna,  Basílio, Tião Saganito, Passos, Jorge, António Pinto,  Lázaro, Tonó, Ferraz,  Ramalho, Delfim,, Aníbal Mó, Quim Tripas, Sotero, Muchacho, Ramalho, Pais, Jorge e tantos outros atletas que dignificaram o emblema do ESC.

             O ESC sagrou-se Campeão da 1ª Divisão Regional de Braga, em 1971/72 sendo promovido à então III Divisão Nacional -07/05/1972 e a festa aos Campeões realizou-se no dia 7 de maio em Esposende e fazia parte   dessa Direção do ESC,  Mário Marques Henriques, Barreira, Lopes, Dr. Reis,  Armindo Duarte,  Dr. Juvenal-médico-  Armindo da Fábrica,  Fernando Rego, Francisco Areias, Manuel Rego, Pilar, António Terra, João Vilarinho, Braga, Dr. Guerreiro e  o senhor  Miranda .

            Eu era um dos muitos amigos que o Fernando tinha e certo dia, cruzei-me com ele na Rua Nossa Senhora da Graça, em Esposende e veio em minha direção e disse-me:

- Carlos, veio agora um homem perguntar-me quem era aquela estátua que está no telhado do Dr. Juvenal e eu respondi-lhe que era o "Esposende". Respondi-lhe bem, meu amigo?

            Amigo Fernando, a resposta está dada mas posso-te informar que essa estátua representa , o deus Mercúrio da Mitologia Romana e era o deus dos viajantes,  ladrões e do comércio, sendo também a personificação da inteligência. Esse deus romano era encarregado de levar mensagens de um deus para o  outro e tinha  alguns aparatos como uma bolsa, sandálias, um capacete com asas, uma varinha de condão  e o caduceu -bastão e torno do qual de entrelaçam serpentes... Fiz alarde  aos meus conhecimentos de História e, deste modo,  completei o minha explicação sobre o" famoso Esposende"

            O Fernando olhou para mim e respondeu-me:

 Pronto Carlos,  afinal enganei-me não faz mal e homem foi com a resposta do  "Esposende e pronto", vou até casa jantar que e Fátima está à minha espera...

Histórias sobre o Inheco, tenho imensas,  investigadas e registadas pela minha pessoa.

            Paz à sua Alma, um amigo que deixou imensas saudades em todos nós esposendenses que conviveram com ele onde o humor e a boa disposição estavam sempre presentes.

 

"O BÓIAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário