domingo, 29 de setembro de 2024

Francisco Brás Marques apresentou oitavo volume da coleção “Alguns Livros da Minha Biblioteca e Outras Histórias VIII”

 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, marcou presença, na sessão de apresentação do mais recente livro do investigador esposendense Francisco Brás Marques.


Numa sessão informal e descontraída, que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal, assumiu-se “deliciado com a partilha” e felicitou Francisco Brás Marques pelo lançamento de mais uma obra, que robustece “uma coleção cada vez mais impressionante”, reflexo, de resto, da riqueza da sua vastíssima biblioteca pessoal. Neste contexto, Guilherme Emílio enalteceu o amor incondicional, do autor, pelos livros e a generosidade da sua partilha, realçando a atenção e rigor que coloca na seleção de cada obra e a força criativa com que decidiu empreender e levar por diante esta longa viagem, destacando, ainda, o incansável trabalho de pesquisa e síntese que, este tem vindo a desenvolver.

 

Trata-se do oitavo volume desta coleção, onde o autor tem vindo a partilhar algum do seu “alimento intelectual”. “A cada novo volume publicado, aquilo que vimos assistindo é um consenso alargado quanto à qualidade e pertinência desta obra, expresso de inúmeras formas e por distintas e qualificadas figuras da cultura portuguesa”, referiu Guilherme Emílio, expressando “a enorme satisfação e o imenso orgulho que todos nós, esposendenses, sentimos ao testemunhar o sucesso e a justa projeção de um dos nossos mais queridos e competentes escritores”. O autarca destacou o “brilhantismo literário” e “a grandeza cívica e humana” de Francisco Marques, que apontou como “uma das figuras maiores da cultura e da História de Esposende, tendo integrado a Comissão Instaladora da Câmara Municipal de Esposende no período pós-25 de Abril”, tendo sido “justa e oportunamente, agraciado com a Medalha de Honra do Município”.

 

Guilherme Emílio desejou “que o sucesso deste novo livro seja mais uma merecida prova de reconhecimento do seu génio literário, e que sirva de estímulo para que prossiga esta viagem e continue a escrever e a partilhar, com todos nós, obras tão inspiradoras como as que tem publicado”.

 

Também Sérgio Guimarães de Sousa, docente da Universidade do Minho, convidado a apresentar o oitavo volume desta coleção, referiu que Francisco Marques é “provavelmente o maior colecionador português vivo de livros raros”.

 

 

Sérgio Guimarães de Sousa convidou o autor a falar de si, da sua vida e da paixão pelos livros e pela música, numa partilha cativante que permitiu conhecer melhor o escritor, mas também o homem e o advogado. Francisco Marques “é detentor de uma biblioteca riquíssima, que contém raridades livrescas e que só tem paralelo com grandes universidades americanas”, afirmou Sérgio Guimarães de Sousa”, notando que o bibliófilo possui um “fino e profundo conhecimento dos livros raros e antigos”, sendo detentor de edições que não existem na Biblioteca Nacional nem mesmo em Portugal. Neste oitavo volume versa mais um leque de autores da sua predileção, da Antiguidade Clássica, editados no Séc. XVI, trazendo-os ao conhecimento do público de “uma forma rigorosa e apelativa”, sublinhou Sérgio Guimarães de Sousa. “Um livro primoroso, leve de se ler, mas profundo nos conhecimentos”, afirmou

 

Francisco Marques agradeceu a “grande honra” da presença do Presidente da Câmara Municipal, a quem felicitou pelo cargo assumido recentemente e a quem desejou “sucesso no desempenho das suas funções, que são muito exigentes”. Agradeceu igualmente a cedência do Fórum Municipal para a sessão de apresentação do livro, espaço que tem como “muito especial”, dado que é a Casa da Democracia e ostenta o nome de António Rodrigues Sampaio, seu antepassado. Expressou também palavras de agradecimento à editora Modo de Ler, ao revisor do livro e a Sérgio Guimarães de Sousa por ter conduzido a sessão, onde houve, ainda, lugar à interação do autor com o público presente, para além da habitual sessão de autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário