quinta-feira, 18 de julho de 2024

Recriação histórica de aldeia galaica regressa ao Castro de S. Lourenço

 



Município de Esposende 

disponibiliza transporte gratuito desde Esposende até Vila Chã

Uma forma de festejar dos povos galaicos, nascida há mais de 2 mil anos, estará patente até ao próximo domingo, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende. “Galaicofolia – 2 mil anos de festa!” é um evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã, que propõe uma viagem no tempo, com música e animação constantes e uma experiência gastronómica com sabores autênticos da região. Nesta 10.ª edição, a organização do espaço visa melhor a experiência dos visitantes.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, participou na cerimónia de abertura da Galaicofolia, na tarde de hoje, percorrendo os vários espaços que compõem a aldeia galaica que ocupa o castro da Idade do Ferro, assinalando a importância que este evento tem no calendário municipal.

“O Município de Esposende promove, durante todo o ano, uma programação cultural regular e bastante diversificada e, nos meses de verão, multiplicam-se os espetáculos e a animação no exterior.Este ano temos, de novo, um amplo e diversificado programa de eventos que promete proporcionar um verão excecional, tanto aos nossos residentes, como aos muitos emigrantes que se encontram de férias, assim como aos turistas e visitantes. Estão agendados mais de cem eventos que procuram ir ao encontro dos vários tipos de público. É nesse âmbito que se insere esta recriação histórica que é a Galaicofolia. Uma festa que conjuga a vertente cultural e que nos transporta para a origem do nosso povoado, à qual se associa a componente de animação e a gastronomia”, contextualizou Benjamim Pereira.

O autarca sublinhou o facto de a Galaicofolia representar uma “aposta estratégica do Município de Esposende, enquadrada no plano de divulgação do património e de promoção do território, fundamental para a estratégia turística e, consequentemente, para o desenvolvimento económico”.

Em permanência, no Mercado Romano, o visitante pode encontrar, ao longo destes quatro dias, venda de produtos artesanais que se inspirem na História do Castro de S. Lourenço, ou que, de alguma forma, abordam a cultura material da vivência deste povoado e, no Espaço Zythos/Enogastronomia encontra produtos bebidas e comidas que se inspirem na época ou cultura dos povos romanos e pré-romanos. O espaço Caturo acolhe jogos, oficinas e divertimentos e o Castro expõe a rotina da vivência castreja e as artes e os ofícios de um aldeamento galaico.

Pelo amplo terreiro encontra-se um mercado galaico, por onde circulam grupos que interpretam músicas castrejas, acrobatas que exibem artes circensese os visitantes podem participar nas recriações dainvasão dos romanos à aldeia castrejae no ritual da Queimada Galaica. Dois espetáculos de música folk estão agendados para sexta e sábado, com Albaluna e Manuk, respetivamente.

O Município disponibiliza transportes gratuitos, de Esposende até ao local do evento. Com saída do Mercado Municipal e do Campo da Feira, onde é o estacionamento é gratuito, os transfers funcionam no dia 18, das 19h00 às 24h00; dia 19, das 18h00 às 02h00; dia 20, das 11h30 às 02h00; e dia 21, das 11h30 às 24h00.

Durante a visita é possível visitar a exposição do espólio arqueológico que o Centro Interpretativo de S. Lourençoreúne, reconstruindo a História da ocupação do território, através dos dados e dos vestígios arqueológicos.

Toda a programação do evento disponível em: www.galaicofolia.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário