O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira garantiu hoje a continuidade do apoio do município aos projetos sociais, assegurando que o desenvolvimento económico e social seja sustentável. O autarca falava na cerimónia comemorativa do 30.º aniversário da Esposende Solidário, entidade concelhia para o desenvolvimento integrado, cuja ação incide sobre todo o território concelhio, na ajuda aos mais desfavorecidos.
São cerca de 400, as famílias que já beneficiaram, diretamente, nestes 30 anos, da ação da Esposende Solidário. Hoje, durante as comemorações do aniversário, foi também celebrado o protocolo que prevê a cedência, por parte da Câmara Municipal, de um terreno com 1200 metros quadrados, cujo custo foi de 60 mil euros, onde a instituição instalará mais valências, tal como sucedeu em 18 de outubro de 2000, para a construção das atuais instalações.
“A este investimento do Município acrescentam-se os 50 mil euros atribuídos na reunião do Executivo da passada quinta feira, para comparticipação nas obras de requalificação que visaram a adequação do edifício às exigências legais, nomeadamente as que são impostas pela Segurança Social. A Câmara financiou, ainda, em setembro 2023, com 58 mil euros, a compra do autocarro que serve a instituição. No total, são 168 mil euros de apoio à instituição”, recordou Benjamim Pereira.
A atribuição deste subsídio tem como referência as linhas orientadoras do Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Esposende. Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados pelas IPSS à comunidade, esse plano prevê a comparticipação nas intervenções que visam melhorar os serviços prestados à população.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende alertou para as dificuldades de muitas famílias em conseguir habitação, sublinhando o papel da Esposende Solidário que tem resolvido muitas destas carências. “A Câmara Municipal vai construir diversas habitações para acorrer às carências, sabendo que, a nível nacional foi elaborado um plano que identifica as carências de habitação, mas o Estado não garante as verbas necessárias”, disse Benjamim Pereira.
Já o presidente da Direção da Esposende Solidário, João Peixoto aludiu ao “marco histórico da coesão social e do desenvolvimento económico do concelho” que constituiu a fundação da Esposende Solidário e lembrou todos os que ajudaram ao crescimento da instituição.
Já João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga, do Instituto de Segurança Social, destacou o papel da Esposende Solidário no “fortalecimento da igualdade social, em todas as fases da vida da população”.
O Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Esposende está orientado pelos princípios da sustentabilidade social e económica, fortalecendo o compromisso para o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, alinhado com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário