ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Polo de Esposende do IPCA em fase de conclusão | Benjamim Pereira e Maria José Fernandes visitaram futuras instalações do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA)

 


Benjamim Pereira e Maria José Fernandes visitaram futuras instalações do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA)

 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e a Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, visitaram hoje as obras de construção do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA), que vai materializar a instalação do ensino superior em Esposende. Acompanharam a visita os vereadores da Câmara Municipal, o Vice-Presidente do IPCA, Agostinho Silva, a Diretora da Unidade Flexível para a Gestão de Infraestruturas do IPCA, Rosário Fernandes, bem como técnicos do Município e da empresa construtora.

Os trabalhos encontram-se na fase final de execução, pelo que o polo do IPCA entrará em funcionamento, tal como previsto, no próximo mês de setembro, no arranque do ano letivo 2024/2025, com 6 cursos (8 turmas) dos domínios da Hotelaria e Turismo e na área da Moldação de plásticos por injeção, perfazendo um total de 161 vagas. Será, ainda, materializada a criação da Escola de Verão – Summer School, onde serão ministrados cursos de curta duração em língua inglesa, realizados seminários e desenvolvidos projetos de investigação.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Arquivo Municipal de Esposende disponibiliza 23 500 documentos para consulta

 


O Arquivo Municipal de Esposende tem disponíveis para consulta 23 500 documentos, fomentando a transparência, a decisão informada e a preservação da cultura propaladas pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) a propósito do Dia Internacional dos Arquivos, comemorado a 9 de junho.

 

De acordo com esta premissa, o Arquivo Municipal continua a assegurar o acesso público à informação, disponibilizando online, no site https://arquivo.cm-esposende.pt/, as atas da Câmara Municipal desde 1639 até 2022, para consulta de investigadores e munícipes. No total, são 20 000 imagens digitalizadas e registadas, onde é possível saber, por exemplo, como foi realizada a primeira comemoração do Dia de Camões, celebrada em 10 de junho de 1880.

 

No seguimento da exposição “Vistos pela Censura. A inspeção em Esposende. 1950-1970”, que esteve patente no âmbito da Catraia de Livros, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, encontram-se em acesso aberto mais de 400 programas, convites e cartazes de espetáculos, filmes, jogos de futebol e teatro autorizados pelo Delegado da Inspeção de Espetáculos de Esposende.

Antigo troço da EN 13 em Esposende passa para domínio público do Município

 

O troço da Estrada Nacional (EN) 13, situado junto à ponte D. Luís Filipe, vulgo Ponte de Fão, e que se encontra desclassificado e desativado, vai passar para o domínio público municipal.

 

A decisão, aprovada já em 2023 pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal de Esposende, vai ser agora formalizada através de um Acordo de Mutação Dominial, a celebrar entre o Município e a Infraestruturas de Portugal, S. A. Os termos deste acordo foram aprovados em reunião de Câmara e a proposta segue agora para a Assembleia Municipal, para que este órgão autorize a transferência, para o domínio municipal do referido troço da via, o que ocorrerá na sessão agendada para o próximo dia 27 de junho.

domingo, 16 de junho de 2024

Município de Esposende apresentou eventos que vão animar o verão

 



Esposende é um destino de férias de excelência, com uma programação diversificada que procura agradar a todos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na sessão de apresentação da programação “Esposende Verão 2024”, que hoje teve lugar, num sunset que decorreu nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, em Esposende, com os DJ’sMayara Azevedo, Dreey, Manuel Fonseca e Rafman.

“Apresentamos hoje um programa de verão mais completo e eclético, atento a todas as faixas etárias e que pretende proporcionar as melhores férias a todos os esposendenses e, simultaneamente, atrair mais turistas e visitantes”, referiu Benjamim Pereira, apontado o crescimento da procura turística como resultado da planificação municipal.

sábado, 15 de junho de 2024

Escola Profissional de Esposende oferece vasta oferta formativa

 

Inscrições abertas para o ano letivo 2024/2025



A Escola Profissional de Esposende (EPE) tem abertas as inscrições para o ano letivo 2024/2025. 

Os cursos profissionais estão inseridos no ensino secundário e caracterizam-se por uma forte ligação com o mundo profissional.  Têm a duração de três anos letivos e conferem um diploma equivalente ao ensino secundário – 12.º ano e um certificado de qualificação profissional de nível 4, permitindo, assim, aos alunos o ingresso no ensino superior, se assim o desejarem. Oferecem garantias de uma educação de qualidade, com uma formação prática e teórica alinhada com as exigências do mercado de trabalho.


 

Os alunos que optem pelo estudo na EPE têm a possibilidade de integrarem facilmente o mundo empresarial, no âmbito das parcerias estratégicas de realização de estágios em empresas nacionais e internacionais.


Esposende traça balanço positivo da ação para auxiliar insetos polinizadores

 

É francamente positivo o balanço do período de implementação de incentivo aos polinizadores que o Município e a empresa municipal Esposende Ambiente implementaram, pelo segundo ano consecutivo, dando seguimento às orientações da ONU. 

A medida passa por, durante a estação da primavera, preservar espaços públicos do concelho, tanto na cidade como nas freguesias, com prado florido por cortar, no sentido de aumentar a área de alimentação disponível para os insetos polinizadores. Trata-se, efetivamente, de um importante contributo, a par de outras pequenas ações que têm vindo a ser desenvolvidas, para auxiliar estes insetos tão importantes para a humanidade, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Município de Esposende atribui 40 000 às corporações de bombeiros do concelho

 

Aprovado também montante de 3 000 euros para apoio às Marchas Populares de S. João

 

O Município de Esposende garante apoio financeiro às corporações de Bombeiros do concelho Esposende, no montante global de 40 000 euros. 

De acordo com proposta aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade, é atribuída a verba de 20 000 euros a cada uma das corporações, nomeadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fão. 

O apoio do Município mantém-se, ano após ano, e tem vindo a ser reforçado atendendo ao determinante papel dos soldados da paz ao nível da Proteção Civil, concretamente no que se refere à prevenção, proteção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes.

“Ecos do Caminho de Santiago” em exposição no Centro de Informação Turística de Esposende

 “Ecos do Caminho de Santiago” é como se intitula a exposição que vai estar patente no Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende, de 15 de junho a 25 de julho.


 

Da autoria de Vitor Machado, a mostra resulta da fusão entre a arte contemporânea e a tradição milenar do Caminho de Santiago. É composta por obras que personificam a essência da jornada rumo à cidade de Santiago de Compostela e celebra a riqueza cultural e espiritual da tradição milenar desta peregrinação.

Escola Coral de Esposende acolhe em concerto o Coro de Jóvenes de la Comunidad de Madrid

 

15 de junho, 21h30 – Igreja Martriz de Apúlia

 

No próximo sábado, dia 15 de junho, às 21h30, a Igreja Matriz de Apúlia recebe o concerto “Partilha”, com entrada livre. Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Escola de Música de Esposende, o concerto terá como intérpretes o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, o Coro Ars Vocalis e, como coro convidado, o Coro de Jóvenes de la Comunidad de Madrid – Espanha. 

Com direção musical de Helena Venda Lima e Ana Fernández-Veja, o concerto, que se reveste de particular energia, integrará canções do mundo, com destaque para a estreia da peça “Viva La Musica”, do compositor Carlos Garcia, escrita em vários idiomas para os projetos “Partilha”, da Escola Coral de Esposende, que vem mantendo a tradição anual de acolhimento de outros agrupamentos corais internacionais.

Ciclo de Música de Câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita” encerra domingo em Forjães | 16 de junho, 16h30 – Igreja Paroquial

 

16 de junho, 16h30 – Igreja Paroquial

 

A encerrar a temporada 2024 do Ciclo de Música de Câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”, a Igreja Paroquial de Forjães acolhe, no próximo domingo, dia 16 de junho, às 16h30, o concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica (OCA), que interpretará obras de Giacomo Puccini, Anne Vitorino de Almeida e Antonín Dvořák. 

Promovido pelo Município de Esposende, em coprodução com a Orquestra da Costa Atlântica e com o apoio das Juntas de Freguesia e Paróquias do concelho, este ciclo teve início em janeiro, com um concerto na Igreja do Bom Jesus de Fão, tendo ainda passado, nos meses seguintes, pelas igrejas paroquiais de Curvos, Gemeses, Fonte Boa e Vilã Chã.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Esposende proporcionou Hora do Brincar a cerca de 2.000 crianças | 11 de junho - Dia Internacional do Brincar

 

11 de junho - Dia Internacional do Brincar

 

O Município de Esposende associou-se ao desafio lançado pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e aderiu à Hora do Brincar, que ocorreu no dia 11 de junho, Dia Internacional do Brincar, e que encerrou o programa da iniciativa Brincar é Coisa Séria!.

 

A Hora do Brincar, à qual aderiram 54 municípios portugueses, decorreu entre as 14h30 e as 15h30, garantindo que quase duas centenas de milhar de crianças brincassem em simultâneo, colocando a Rede Territorial Portuguesa numa posição de destaque na defesa desta causa e na comemoração deste dia. 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Secretário de Estado do Ambiente Inteira-se dos Problemas do Litoral de Esposende

 


O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, visitou, hoje, as zonas de Esposende,afetadas pela erosão e prometeu ação célere para estes problemas, assim como para enquadramento em apoios comunitários do projeto do Parque da Cidade.

Depois de ter assistido à demolição de um apoio de praia, o BariBar, em Apúlia, o governante observouos efeitos da erosão nas praias de Apúlia e Fão e os constrangimentos da barra de Esposende, onde arrancará,em breve, a terceira fase da reabilitação do molhe.

Esposende convida a descobrir património cultural do concelho nas Jornadas Europeias de Arqueologia

 

 

14, 15 e 16 de junho

 

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) 2024, que decorrem entre os dias 14 e 16 de junho, numa iniciativa conjunta que reúne mais de 46 países europeus. São coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives e pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural.

A programação arranca na sexta-feira, dia 14 de junho, no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com a apresentação, ao longo no dia, do projeto europeu SciArt, do programa Erasmus+, cujo objetivo é melhorar as competências dos alunos do século XXI, através de uma abordagem STEAM inovadora e inclusiva em artefactos do Património Cultural.

No sábado, dia 15 de junho, pelas 15h00, no Forte de S. João Baptista, decorrerá uma apresentação, onde o público irá ficar a conhecer os trabalhos mais recentes ou em curso, em diferentes sítios arqueológicos costeiros de Esposende, alguns até agora desconhecidos. Será uma oportunidade para descobrir aspetos do naufrágio quinhentista de Belinho e conhecer resultados das escavações arqueológicas em curso na envolvente do Forte de S. João Baptista.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Esposende vai criar Museu dedicado ao Rei D. Sebastião

O Município de Esposende pretende avançar com a criação de um espaço museológico dedicado ao Rei D. Sebastião. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, cujo programa incluiu o Hastear das Bandeiras, na Praça do Município, com a participação musical do Quarteto de Trombones da Banda de Música de Belinho, e a abertura da Exposição Bibliográfica e Iconográfica “500 anos sob a pena de Camões”, integrada nas comemorações municipais do V Centenário de Nascimento de Luís de Camões, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Benjamim Pereira sublinhou a importância de assinalar o dia maior de Portugal, “um país cada vez mais inclusivo”, dedicado também ao poeta Luís Vaz de Camões, cuja obra “Os Lusíadas”, lembrou, se encontra refletida nos painéis ilustrativos de Jorge Colaço, patente nas Escolas Rodrigues Faria/Centro Cultural de Forjães. Importa, pois, vincou o autarca, exultar a coragem dos portugueses e tão grandiosos e nobres feitos atendendo à escala do país, cuja população, à época, não ia além de 1,5 milhões de pessoas.

sábado, 8 de junho de 2024

Em junho e julho há “Folclore na Praça” às terças-feiras à noite em Esposende

 

O Largo Dr. Fonseca Lima, em Esposende, volta a ser palco do evento “Folclore na Praça”, promovido pelo Município de Esposende, no âmbito da estratégia cultural municipal e integrado na programação “Esposende Verão 2024”.

Durante os meses de junho e julho, todas as terças-feiras, às 21h30, as danças e cantares dos grupos folclóricos do concelho de Esposende saem à rua, prometendo muito animação e desafiando o público a interagir e a fazer parte do espetáculo. A anteceder a performance, os grupos desfilarão, desde o Largo Rodrigues Sampaio, pelas artérias centrais da cidade.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Esposende assinala Dia Mundial do Ambiente e dá continuidade ao projeto de incentivo ao consumo da água da torneira

 


Esposende assinala hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, este ano subordinado à temática “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”. A efeméride ambiental foi instituída em 1972, para sensibilizar e encorajar ações que promovam a sustentabilidade ambiental no planeta.

Esposende tem vasta oferta de programas de férias de verão para crianças e jovens

Está disponível no portal do Turismo de Esposende, a oferta de programas de férias para as crianças e jovens, na época de verão.

 

Ciente da preocupação dos pais em garantir a ocupação dos filhos neste período, enquanto se encontram a trabalhar, o Município de Esposende reuniu toda a oferta, pública e privada, para um verão muito divertido e memorável.

Campos de Férias de Verão, Férias Desportivas, Summer Camps, qualquer que seja a denominação o que realmente importa são as experiências diferenciadoras de que as crianças e os jovens podem usufruir, sempre em contacto com a natureza.

Alunos do Ensino Secundário apresentaram ideias e projetos empreendedores

 


O Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, acolheu, ontem, a sessão de apresentação de ideias e projetos na área de Cidadania e Desenvolvimento dos alunos da turma do 12.º H, da área de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Henrique Medina, no âmbito do Programa Leaders Gang.


terça-feira, 4 de junho de 2024

Esposende recebe alunos espanhóis do Curso Técnico em Emergências e Proteção Civil

 


O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu hoje, nos Paços do Concelho, dois alunos espanhóis do Curso Técnico em Emergências e Proteção Civil, que vão efetuar estágio em contexto de trabalho na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.

Estes alunos do Centro de Excelencia IES Galileo Galilei, uma escola secundária de Córdoba, no sul de Espanha, serão integrados na corporação como elementos extra tripulação em diversas ações de socorro, sendo sempre supervisionados por elementos do Corpo de Bombeiros do concelho.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Teatro em línguas minoritárias leva Cabo Verde, Galiza e Marrocos a Barcelos

 



Barcelos recebe este fim-de-semana o LÍNGUA - Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, recebe este fim-de-semana a segunda edição do LÍNGUA - Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias que abre, na sexta-feira, com a peça "O Milagre das Cruzes", com interpretação em língua gestual portuguesa, promovendo o conhecimento e o contacto com uma língua minoritária através de uma obra protagonizada pela companhia de teatro da APACI (Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão), de Barcelos, que trabalha artisticamente a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade através do teatro.


No sábado, da Galiza, chega o premiado trabalho "O Meu Mundo non é deste Reino" do Teatro da
Ramboia, que traz a palco a língua galega e, de Marrocos, a companhia Blanc'art de Casablanca traz o espetáculo "Soupir" em dialeto darija. No domingo, o cartaz é dedicado ao público infantil, e é em língua cabo-verdiana ou crioulo que "Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto" sobe a palco pela mão do Saaraci Coletivo Teatral, companhia na diáspora entre Portugal e Cabo Verde.

sábado, 1 de junho de 2024

Assembleia Municipal temática Dia da Criança

 


Decorreu hoje, no Fórum Rodrigues Sampaio a Assembleia Municipal Temática, dirigida às crianças e jovens do concelho que frequentam o 3.º ciclo, o ensino secundário e o ensino profissional. Integrada na programação de “Brincar é Coisa Séria!” e para assinalar o Dia Mundial da Criança, por momentos, os estudantes foram investidos das funções de deputados municipais.

A sede da Assembleia Municipal acolheu a sessão temática “Viver Abril na Educação – Caminhos para uma Escola plural e participativa”, numa dinâmica de participação e (co)responsabilização, porque as crianças e jovens são consideradas como sujeitos de direitos, sendo-lhes reconhecido o estatuto de cidadãos/ãs com o direito a uma participação ativa.

Pretende-se, com este expediente, envolver as crianças e jovens nos processos de tomada de decisão, relativos a assuntos que lhes possam dizer respeito, ao nível local, regional, nacional ou supranacional, assim como pretende desenvolver a consciência de uma participação futura, contribuindo para a consolidação de sociedades democráticas, inclusivas e prósperas.