sexta-feira, 17 de maio de 2024

Município de Esposende avança com o concurso para a requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia


O Município de Esposende avança com o concurso público para a requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia, de acordo com deliberação hoje aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara.  A obra, com preço base de 1.007 euros e prazo de execução de 180 dias, prevê a requalificação total do edifício, adequando-o às atuais necessidades.

 

Os trabalhos contemplam a remodelação do interior do edifício, reorganizando os espaços para possibilitar a separação entre as áreas utilizadas pelos utentes das de utilização exclusiva dos profissionais. Com acesso a partir da Avenida da Praia, a entrada principal será recentrada na que, outrora, fora a da Escola Primária. Serão reabilitadas as fachadas do edifício da construção mais recente, paredes e vãos, bem como a cobertura, adaptando-as às exigências de conforto térmico e conservação energética. O projeto prevê, ainda, a substituição das caixilharias e vidros do edifício original por outras de maior eficiência térmica e acústica.

 

A atual Extensão de Saúde data de 1997, sendo das primeiras gerações destes edifícios da saúde. Mais recentemente, foi atualizado com a intenção de o aproximar às novas tendências de organização funcional dos espaços de centros de saúde e possibilitando a instalação de uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com 5 médicos, 7 enfermeiros, 4 secretários clínicos, 2 assistentes operacionais e 1 interno.

 

Após o encerramento motivado pela deterioração da qualidade do ar, percebeu-se a necessidade de uma intervenção global, tendo o Município de Esposende encetado, desde logo, diligências para a execução da obra e obtenção do necessário financiamento, como esclarece o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, notando que “desde a primeira hora, o Município esteve sempre ao lado da população, procurando a melhor solução para as necessidades de saúde destes utentes”.

 

Benjamim Pereira adianta que, “fruto do empenho do Município também vai ser concretizada a construção de um novo Centro de Saúde em Esposende, num investimento global de 6 milhões de euros, estando prevista para breve a assinatura do respetivo contrato de financiamento, depois de ter assinado, há dias, o termo de aceitação”. 

 

Esta estratégia enquadra-se na estratégia municipal de Saúde Pública, visando o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, nomeadamente no que se refere a “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Reduzir as desigualdades” (ODS 10), bem como no que concerne a “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário