Estando a decorrer,
em toda a Península Ibérica, a Semana sobre Espécies Invasoras (SEI 2024), o
Município de Esposende aproveita para alertar a comunidade para a importância
de se combaterem estas espécies, durante todo o ano.
Considerando que existem em Portugal mais de 300 espécies invasoras, entre plantas e animais, torna-se fundamental o contributo de todos para o combate a estas espécies indesejáveis, as quais podem ser pesquisadas em: https://invasoras.pt/.
Assim, o apelo à população é para que, caso detetem nas suas propriedades, plantas invasoras, como a erva das pampas, austrálias, mimosas ou outras, as eliminem, evitando que se expandam ainda mais.
De salientar que, nesta matéria, a Câmara Municipal tem desenvolvido um importante e determinante trabalho no combate à espécie invasora vespa velutina, quer através da colocação de armadilhas, quer através da destruição de todos os ninhos detetados. Ao longo do ano tem vindo a eliminar focos isolados de plantas invasoras lenhosas e, recentemente, desencadeou o combate a uma nova espécie, a Baccharis halimifolia.
O combate às espécies invasoras enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário