sexta-feira, 17 de maio de 2024

Maria Teresa Fonseca e Ana Catarina Silva conquistam Prémios Viana de Lima 2024

 






Na edição de 2024 dos “Prémios Viana de Lima | Município de Esposende” foi distinguida, com o Prémio de Pintura Alexandre Viana de Lima, a recém-graduada do Mestrado em Pintura Maria Teresa Fonseca, e, com Prémio de Arquitetura Sílvia Viana de Lima, a finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura Ana Catarina Silva. As galardoadas foram as melhores alunas dos cursos de Pintura e Arquitetura da Universidade do Porto, respetivamente, no ano letivo 2023/2024, tendo recebido o prémio monetário no valor de 2.000 euros.

 

Os Prémios Viana de Lima foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima (1913-1991). O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

 

Desde 2014 que o Município dá cumprimento ao protocolo, e, em acordo com o estabelecido, os premiados desta 11.ª edição ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Maria Teresa Fonseca entregou o trabalho “Arquitetura, o que ninguém nos pede. do duelo ao dueto da linguagem” e Ana Catarina Silva a pintura intitulada “Espelho do Céu – 2023”.

 

Com agradecimentos à Câmara Municipal e à Universidade do Porto, Teresa Fonseca expressou “enorme alegria e enorme gratidão” pela distinção, que considerou um “marco significativo enquanto estudante e artista”. Mais do que o reconhecimento do seu trabalho, considerou que este prémio representa uma celebração de todos os estudantes pelo esforço, paixão e entrega às artes. Neste contexto, lembrou as mães trabalhadoras que, tal como Teresa, têm neste particular trabalho acrescido.

 

Também Ana Catarina Silva manifestou satisfação pelo reconhecimento e “pela ‘sorte’ de ter escolhido o curso certo”, que a trouxe, em 2019, à Casa das Marinhas, uma visita que, partilhou, a marcou. Nos agradecimentos referiu o Município de Esposende e a Faculdade de Arquitetura, lembrando também o contributo de quem a acompanhou e ajudou no percurso académico.

 

Na cerimónia, que decorreu na manhã de hoje no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, foi apresentada uma revista dedicada à Casa das Marinhas, da editora AMAG, publicação que se dedica às mais prestigiadas produções de arquitetura em Portugal. Paulo Guerreiro, técnico do Município, destacou a elevada qualidade desta publicação, desde o design à fotografia, bem como a riqueza de conteúdos, que dá a conhecer este ícone da arquitetura portuguesa da autoria de Viana de Lima. Assinalou que “o nome de Esposende vai viajar pelo mundo”, atendendo à alargada rede de distribuição da AMAG. Apesar da edição em inglês, o Município de Esposende promoveu a edição também em português, de modo a proporcionar um maior alcance da publicação.

 

A Vice-Diretora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Teresa Calix, felicitou as premiadas, notando que esta distinção configura “um privilégio muito grande”, constituindo o culminar de um percurso académico marcado por muitos desafios. Considerou “bem atribuído” o prémio de arquitetura a Ana Catarina Silva, a quem elogiou a entrega e capacidade de trabalho. Terminou agradecendo ao Município de Esposende a parceria na atribuição destas distinções.

 

Na mesma linha, a Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Lúcia Almeida Matos, agradeceu à Câmara Municipal a atribuição dos Prémios Viana de Lima e saudou as vencedoras, notando que o curso de Pintura é exigente, destacando, assim, a distinção de Maria Teresa Fonseca.

 

“Este prémio é para honrar Viana de Lima” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, notando que o arquiteto esposendense “é aqui a figura central, o homem que evoluiu em termos arquitetónicos e que quis passar esse conhecimento para o futuro”.

 

Benjamim Pereira afirmou o posicionamento do Município no plano cultural, realçando a aposta num modelo de gestão do património assente na criação de sinergias, que tem possibilitado dar importantes e determinantes passos para a materialização de projetos, tendo exemplificado os casos dos equipamentos previstos para o Forte de S. João Baptista e Estação Radionaval de Apúlia. Destacou, ainda, a aposta na vertente do património como ferramenta para a promoção do território, citando, a propósito, o exemplo da edição da AMAG sobre a Casa das Marinhas, considerando esta uma aposta que permite a dinamização e a geração de riqueza para o concelho, melhorando a vida das pessoas.

 

O Presidente da Câmara deu os parabéns às premiadas desta edição dos Prémios Viana de Lima, dizendo que passam a integrar a distintiva lista de vencedores, que, acredita, o serão também no plano profissional na sua área de formação. Referiu, a propósito, que os trabalhos que integram o Fundo Viana de Lima constituem, assim, um importante e valioso acervo.

 

A cerimónia de entrega dos prémios “Viana de Lima | Município de Esposende” contou com um momento musical, protagonizado pelas professoras da Escola de Música de Esposende Clara Saleiro, na flauta transversal, e Ana Sousa, ao piano, que interpretaram temas de Vianna da Motta e Eurico Carrapatoso. Entre outras individualidades esteve presente na cerimónia o Vice-Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Bruno Marques, e Sérgio Fernandez, reputado arquiteto e professor com especial ligação à Casa das Marinhas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário