ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 12 de março de 2024

Atletas esposendenses debateram papel da mulher no desporto

 


O Município de Esposende, através da Casa da Juventude, assinalou o Dia Internacional da Mulher, que se celebrou a 8 de março.

Integrado no ciclo “Conversas na Casa”, foi promovida uma conversa subordinada ao tema “Ser mulher num mundo de homens”, com o intuito de abordar o papel da mulher no desporto.

 

Esta sessão contou com a presença de jovens atletas esposendenses, ligadas a diferentes modalidades, nomeadamente Daniela Veloso, natural de Apúlia, ex atleta da Seleção Nacional e atual Diretora Geral Formação Feminina do Gil Vicente F.C., Érica Sá, de Belinho, árbitra de Futebol da Associação de Futebol de Braga, Ana Sofia Fontes, de Apúlia, Campeã Nacional de Faixa Azul, Categoria Pesadíssimo de Jiu-jitsu, e Rita Vieira, natural de Vila Nova de Gaia mas com raízes em Esposende, Campeã do Mundo de Bajas, Campeã Nacional de Trial e Campeã Nacional de Enduro.

 

As atletas partilharam as suas experiências no plano desportivo onde desenvolvem a sua atividade, assim como as diferenças que encontram e as lutas que tiveram e ainda têm de travar num mundo dominantemente representado por homens e onde estes são a referência.

 

A moderar a ação esteve Álvaro Maio, escritor, compositor e cantor, que tem desenvolvido projetos deste teor no concelho de Esposende.

 

Alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a iniciativa “Conversas na Casa” visa valorizar os esposendenses que se destacam nas áreas que representam e fomentar outros jovens a empenharem-se nos seus interesses, de forma a vingarem e serem exemplo positivo para a população.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário